Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, junto com o prefeito Chico Brasileiro
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (16) durante a cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e reafirmou o compromisso da empresa como parceira no desenvolvimento de políticas sociais e infraestrutura dos municípios.
Com a presença de representantes da comunidade indígena, da agricultura familiar, juventude e trabalhadores dos setores da pesca e sustentabilidade no palco, Lula salientou que o povo precisa ser o principal beneficiado em todas as decisões que serão tomadas pelos diretores da Usina.
“A Itaipu inicia uma nova fase e o novo diretor entra com o pensamento de que os resultados não devem ser colhidos apenas pela empresa. Nós temos que distribuir os ganhos entre as cidades e ajudar no desenvolvimento dos trabalhadores. Vamos atuar em parceria com os municípios e com o Governo do Estado para que isso aconteça”, afirmou Lula.
O prefeito Chico Brasileiro acompanhou a cerimônia e assegurou que seguirá buscando novas parcerias em prol de Foz do Iguaçu com a Itaipu Binacional, sempre dialogando e apresentando ideias para potencializar o crescimento da cidade.
“Como gestor de uma cidade que ganha tanto com a presença de Itaipu, é fundamental que exista uma relação amistosa com a diretoria. Também nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso. O nosso sentimento é de união e, com certeza, teremos cada vez mais o apoio do governo do Estado e do Governo Federal”, disse Brasileiro.
Continuidade do trabalho
Enio Verri, o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, explicou que seguirá em reuniões para conhecer com mais detalhes todos os projetos e iniciativas desenvolvidas pela usina na região. O diretor garantiu ainda a continuidade de todas as obras já iniciadas.
“Temos o dever de concluir todas elas e é isso que vamos fazer, não há sombra de dúvidas. As novas obras serão analisadas dentro do escopo presente em nossa missão, seguindo as políticas econômicas e sociais do governo para que sejam iniciadas”, esclareceu.
Entre as grandes obras em destaque na cidade, estão: a Perimetral Leste, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a construção da Ponte da Integração Brasil – Paraguai.
“Todos sabem que Itaipu não é uma mera geradora de energia. Sempre estará no centro de nosso trabalho a visão para dar uma vida digna aos cidadãos. Vamos fortalecer este setor, subsidiar políticas públicas e ampliar o contato com os governos municipais”, completou Verri.
Retomada das obras da Unila
Durante o discurso, o presidente Lula expressou o desejo de retomar as obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). “Queremos concluir essa obra tão importante e levar ensino superior de qualidade a tantos jovens de países vizinhos”, falou.
Segundo Chico Brasileiro, a Unila já é um dos grandes símbolos de Foz do Iguaçu, que transformou a cidade em um polo educacional. A conclusão, segundo ele, fará a cidade ser uma referência ainda maior em todo o mundo na área da educação.
“Ter aqui uma universidade tão boa me enche de orgulho. O papel que a Unila exerce em Foz já é marcante e traz até Foz, uma cidade acolhedora e diversa por natureza, riquezas em pesquisa, desenvolvimento de projetos e estudos que somente a boa educação pode proporcionar. Estamos felizes com o anúncio e será um marco para nós”, completou Brasileiro.
Fotos: Christian Rizzi
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51690