Comunidade se une em mutirão para limpar Trilha e Cachoeira do Eremita em Foz do Iguaçu

Iniciativa ecumênica e cidadã celebra o Dia de São Francisco de Assis com ação prática de preservação ambiental no dia 4 de outubro.

Para marcar o Dia de São Francisco de Assis, foi promovido um mutirão de limpeza na Trilha e Cachoeira do Eremita, em Foz do Iguaçu. A ação foi organizada pela Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Foz do Iguaçu, em parceria com o Lions Clube Cataratas e a Iguassu Secret Falls. A coordenação local esteve sob responsabilidade de Fátima Langbeck, coordenadora diocesana da Pastoral. A atividade coincidiu com o Dia Mundial dos Animais e o Dia Nacional da Natureza, datas que também celebram São Francisco de Assis, reconhecido como padroeiro da ecologia. O movimento buscou ainda dar forma prática aos princípios da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Segundo os organizadores, o objetivo vai além da coleta de resíduos. A proposta inclui sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade compartilhada pelo cuidado da natureza e promover educação ambiental. A trilha sofre com o acúmulo de lixo e degradação causada por visitantes. A limpeza visa reduzir impactos ambientais e revitalizar o local, frequentado por turistas e moradores.

André Alliana CEO da Iguassu Secret Falls explica que “a empresa oferecerá suporte técnico e de segurança durante a atividade. Equipamentos de proteção e orientações serão fornecidos no local a atividade reforça o compromisso da empresa com a educação ambiental ao mesmo tempo que contribui em manter preservadas as belezas naturais da nossa cidade”.

Antônio Quirino Ferreira, membro do Lions Clube Cataratas e assessor ambiental, reforça que a entidade atua regularmente em ações de preservação, como limpeza de rios, plantio de árvores e educação ambiental. “Este mutirão integra esforços para promover saúde, bem-estar e respeito à natureza”, afirma.

A participação foi aberta ao público, mas a organização teve o cuidado em alertar algumas restrições por motivos de segurança, como gestantes, pessoas com asma severa, osteoporose, dificuldades de locomoção ou que tenham passado por cirurgias recentes não devem participar, devido à exigência física de alguns trechos da trilha.

SILVANA CANAL MKT
Jornalista: Alexandre Martins
Informações:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email