Adetur Cataratas e Caminhos realizou Palestras de Sensibilização na região e oficina de sinalização inaugural projeto caminhos do Iguaçu em trecho da rota da fé

A Adetur Cataratas e Caminhos com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas realizou nesta semana uma ampla programação de palestras de sensibilização, workshop para empreendedores e oficina de sinalização do projeto Caminhos do Iguaçu, das Trilhas de Longo Curso. As palestras aconteceram nos municípios de Medianeira, Itaipulândia e Missal, entre os dias 27 e 28 de junho e participaram gestores públicos, associados da iniciativa privada e representantes da sociedade em geral.

O objetivo das palestras foi apresentar o projeto Caminhos do Iguaçu das Trilhas de Longo Curso e envolver a comunidade para que todos saibam das possibilidades de desenvolvimento socioeconômico e conservação do meio ambiente que o projeto traz para a região através da atividade turística. As palestras foram ministradas pela coordenadora da Adetur e responsável técnica do projeto Caminhos do Iguaçu, Sara Fernanda de Moraes e pelo consultor Erick Caldas Xavier.

Já na quinta-feira, 29 de junho, no Recanto Olivo, em Medianeira, foi realizada a oficina de sinalização do Caminhos do Iguaçu. Participaram da oficina representantes dos municípios da Adetur e associados de empreendimentos privados.

O Caminhos do Iguaçu tem por finalidade interligar o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu, passando pelos municípios de abrangência da Adetur Cataratas e Caminhos. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário. Quatro roteiros fazem parte do projeto como um todo, sendo eles, Caminho Coluna Prestes, Rota da Fé, Rota dos Pioneiros e Caminhos do Peabiru.

Na oficina, o consultor do Caminhos do Iguaçu, Erick Caldas Xavier, apresentou as técnicas ensinadas pela metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. Os participantes puderam conhecer todo o material utilizado para implantar essa sinalização rústica, simples e de baixo custo, tiveram condições de fazer treinamento, teste, aplicação das pegadas e das setas em materiais disponíveis. Neste mesmo dia, foi feita a sinalização inaugural de um primeiro trecho da Rota da Fé, em Medianeira, dando a largada do Caminhos do Iguaçu.

De acordo com a coordenadora da Adetur e responsável técnica pelo Caminhos do Iguaçu, Sara Fernanda de Moraes a largada da sinalização é um marco muito importante no avanço da consolidação do projeto. “Tivemos uma participação muito importante da maioria dos representantes dos municípios que fazem parte da nossa região turística, isso demonstra como a nossa região está engajada com o projeto, abraçaram mesmo a nossa proposta, colocaram a mão na massa. Nosso agradecimento a todos que participaram e que de fato aprenderam a metodologia da sinalização”, destaca.

Conforme o associado Alberto Mafioletti, do Sítio do Beto, que faz parte do Circuito de Turismo Rural de Medianeira, o Caminhos do Iguaçu é mais um atrativo que fomentará o desenvolvimento do setor. “É uma satisfação muito grande podermos participar desse projeto e acreditamos que vai promover também o turismo rural da nossa região. Queremos dar continuidade na sinalização das trilhas”, afirma.

A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Matelândia, Sandra Mara Gontark, ressalta o apoio que os municípios têm oferecido para a efetiva implantação do projeto na região. “Estamos muito felizes, pois estamos concretizando o início da sinalização das trilhas na prática. Essa sinalização será essencial para os praticantes, sejam cliclistas e demais adeptos”, pontua.

Segundo o consultor do Caminhos do Iguaçu e membro da Rede Brasileira de Trilhas, Erick Caldas Xavier, ter como base o trabalho voluntariado faz com que as pessoas da região tenham pertencimento ao projeto. “Reunindo e envolvendo esses voluntários para que eles possam fazer com as próprias mãos a sinalização das Trilhas de Longo Curso é que esses grandes percursos começam a se tornar uma realidade. É assim que a Rede Brasileira de Trilhas tem conectado nosso País”, finaliza.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email