Este é o primeiro conselho hospitalar constituído em Foz do Iguaçu, como resultado do esforço conjunto do Comus e gestão da instituição
Os integrantes do primeiro Conselho Hospitalar do Hospital Municipal Padre Germano Lauck tomaram posse na sexta-feira (10). O órgão é vinculado ao Conselho Municipal de Saúde (Comus) e tem como objetivo aumentar a aproximação entre usuários e gestores dos serviços.
A posse foi realizada na sala de reuniões da instituição, com a presença do diretor-presidente da instituição, André Di Buriasco, o diretor assistencial André Nobre, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Dilson Paulo Alves, e gestores setoriais.
“O Conselho Hospitalar do Hospital Municipal Padre Germano Lauck foi criado com a mesma finalidade dos conselhos locais, como um braço do Conselho Municipal de Saúde, dentro do hospital, com intuito de aproximar a atuação do controle social em benefício de usuários e trabalhadores”, explicou a advogada Naiara Bruna Laabs, coordenadora do Conselho Hospitalar da instituição.
O que vem a ser um conselho?
O conselho é um órgão colegiado de caráter permanente, integrante do Sistema Municipal de Saúde, com funções deliberativas, fiscalizadoras e consultivas, e tem como objetivos básicos a execução, acompanhamento, controle e avaliação da política de saúde do hospital.
A composição é de forma paritária, com representação da comunidade de usuários, e colaboradores do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
O diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Dr. André Di Buriasco, destacou que a importância do primeiro Conselho Hospitalar do município. “Por meio do conselho, estaremos conectando mais e mais os nossos usuários aos gestores responsáveis por cada serviço. É a política de gestão participativa do SUS que começa a ganhar contornos mais nítidos nesta gestão”, pontuou Buriasco.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52930