Observatório Social presta contas dos recursos obtidos com bazar
Produtos foram doados pela Receita Federal e comercializados; dinheiro ajuda a manter ações de monitoramento dos gastos municipais.
O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) arrecadou R$ 120 mil com o bazar de produtos importados doados pela Receita Federal do Brasil (RFB), realizado no mês passado. O dinheiro irá auxiliar na manutenção dos projetos e ações de monitoramento da aplicação dos recursos pela prefeitura, Câmara de Vereadores, Hospital Municipal e outros órgãos.
A entidade tem como prática divulgar publicamente a movimentação de recursos, um compromisso com a transparência, a exemplo das receitas e despesas que são detalhadas em relatórios quadrimestrais, e os valores de promoções especiais, como o bazar. O Observatório não aceita subvenção do município nem emendas oriundas do Legislativo local.
As mercadorias comercializadas somaram mais de mil itens, de brinquedos a eletrônicos, que foram colocados para o arremate da comunidade a preços mais acessíveis. A organização e a realização do bazar contaram com a participação de voluntários do controle social, em parceria com a associação Casa Maria Porta do Céu.
“O recurso arrecadado com o bazar basicamente será para a manutenção das nossas atividades e da realização de ações com voluntários e a população”, frisou o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “Será uma espécie de poupança que, juntamente com os repasses dos mantenedores, custeará as atividades mensalmente”, completou.
O voluntário reforçou o agradecimento à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu pela seleção do Observatório Social como beneficiário das entregas. O órgão federal faz a destinação a partir da análise de critérios, que incluem a relevância do trabalho das organizações sociais para a comunidade.
“As entradas financeiras do bazar serão empregadas em nosso trabalho ao longo de todo o ano que vem”, detalhou Jaime Nascimento. “Sem esse apoio da Receita Federal e a contribuição da comunidade, que adquiriu os produtos, não conseguiríamos manter as ações, que fomentam o exercício da cidadania e trazem economia ao erário iguaçuense”, agradeceu.
Boas práticas e eficiência
Neste ano, a produção de indicadores para aferir a gestão e as políticas públicas municipais rendeu ao Observatório Social o prêmio nacional de boas práticas do Sistema OSB. Foi a terceira conquista de Foz do Iguaçu em seis edições da seleção, que reúne observatórios sociais de todo o Brasil.
O OSB – Foz do Iguaçu também acaba de ser reconhecido como um dos mais eficientes do país, ocupando o quarto lugar geral. A rede nacional mantém o Programa 100% com a finalidade de identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão, além de avaliar o cumprimento de metas obrigatórias, com base na metodologia e práticas de controle social.
Acompanhe o trabalho do Observatório Social:
Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu
Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br
Redes sociais: @osbfozdoiguacu
WhatsApp: (45) 98823-5350
(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)
[26/12 09:06] +55 45 9919-7049: Organização e realização do bazar contaram com a participação de voluntários do controle social – foto: Divulgação/Assessoria