Procon de Foz integra campanha nacional de fiscalização em aeroportos

Fiscais inspecionaram serviços das linhas aéreas nesta quarta-feira (17). Ação também conta com aplicação de pesquisa virtual de satisfação ao consumidor.

Fiscais do Procon de Foz do Iguaçu estiveram, nesta quarta-feira (17), no aeroporto para inspecionar a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas. A diligência sigilosa integra uma ação de fiscalização simultânea realizada pela Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e pelo Sistema de Defesa do Consumidor (SDC) em todo país.

A campanha também conta com a aplicação virtual de pesquisa de satisfação aos usuários do transporte aéreo, disponível pelo link https://forms.gle/nH47E9a4MdRoB18T6, que ficará disponível para o consumidor até o dia 25/01.

“É uma ação nacional e Foz não poderia ficar de fora. O objetivo é averiguar a qualidade dos serviços ofertados pelas companhias aéreas e também a satisfação dos usuários, que será coletada através da pesquisa virtual. A avaliação servirá para avançarmos cada vez mais na defesa dos direitos dos usuários de transporte aéreo”, explicou a diretora do Procon de Foz do Iguaçu, Claudinéia Pliacekos.

Fiscalização

A inspeção no aeroporto teve como objetivo inspecionar o cumprimento das principais normas e direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os fiscais averiguaram, por exemplo, sobre as cobranças de bagagem para além da passagem aérea e marcação de assentos e a regularidade na aplicação de multas.

Além disso, a equipe averiguou se as linhas aéreas estão prestando informações antecipadas aos usuários sobre os preços de despachos de bagagem e acerca de atrasos e cancelamentos de vôos. Outra situação apurada foi o cumprimento da oferta de reacomodação, alimentação e comunicação em casos de remarcação de vôos por parte da empresa.

“As linhas aéreas com situação irregulares identificadas receberão notificação para se adequarem às exigências legais, caso contrário será lavrado Auto de Infração e conseqüentemente abertura de processo administrativo sujeito a multa”, informou Claudinéia.

Pesquisa

Além da fiscalização in loco, a pesquisa virtual é fundamental para ouvir os usuários do transporte aéreo no país. O questionário é composto por 19 questões, que incluem levantamento de perfil, satisfação dos passageiros e também apuram o conhecimento dos consumidores sobre seus direitos.

“A pesquisa tem como objetivo coletar dados sobre a experiência do consumidor brasileiro em relação aos serviços prestados pelas empresas aéreas e subsidiar a elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor que garantam mais qualidade e segurança para os passageiros”, reforçou Claudinéia.

https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53157
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