No próximo dia 15 de junho, das 14h às 17h, o Refúgio Biológico Bela Vista será palco de um Arraiá especial para celebrar os 40 anos das Reservas e Refúgios da Itaipu Binacional. Abrindo os portões à comunidade, além dos colaboradores de Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu, o Arraiá promete ser um momento de integração e celebração.
Com foco de divulgação na região norte de Foz do Iguaçu, espera-se um público de aproximadamente 3 mil pessoas. A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever antecipadamente. Crianças deverão ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Entre as atrações, estão previstas banda de forró, dança, brincadeiras, camarim para caracterização, distribuição de mudas, trilha selvagem até os recintos do Refúgio, além da tradicional quadrilha e bolo de aniversário. Também está previso concurso de traje caipira, com prêmios para as melhores caracterizações.
Será permitido levar cadeiras, banquinhos, toalhas para se sentar na grama e cestas de piquenique com lanches, além de repelente. O Refúgio Biológico Bela Vista fica na Rua Teresina, 62, na Vila C Nova.
Educação Ambiental
O evento é fruto da parceria entre o convênio “Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III”, firmado entre Itaipu e PTI. O convênio tem como objetivo ampliar e fortalecer as ações voltadas à Educação Ambiental, tecnologia, ciências e sustentabilidade. Busca-se, de forma integrada, contribuir para o desenvolvimento territorial e segurança hídrica do estado do Paraná e municípios de interesse da Itaipu.
Dentre as principais ações do convênio, destacam-se a Expedição do Conhecimento, com caminhões pedagógicos itinerantes; oficinas nas escolas municipais de Foz do Iguaçu abordando temáticas da Agenda Ambiental; visitas pedagógicas às estruturas educadoras de Itaipu como o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista, além de atividades formativas continuadas com crianças, adolescentes e idosos de Foz do Iguaçu, promovendo vivências e práticas científicas relacionadas à tecnologia e sustentabilidade.
Uma das metas deste convênio é inserir parte dos participantes das atividades em eventos científicos e culturais, culminando em uma maior disseminação do conhecimento e conscientização sobre questões ambientais e de sustentabilidade.