Seminário tem como objetivo debater e compartilhar saberes e boas práticas de gestão de recursos ambientais
Até este sábado (22), a Itaipu participa do primeiro “Seminário Estadual de Serviços Ecossistêmicos”, no Theatro Municipal de Antonina (PR). O evento tem o patrocínio da Binacional. O último dia será dedicado a visitas turísticas pela região.
Iniciado na quarta-feira (19), o seminário tem como objetivo debater e compartilhar saberes e boas práticas de gestão de recursos ambientais que propiciem desenvolvimento econômico sustentável.
O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson Zonin, representou o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, no evento. Adriano Lima dos Santos, da assistência da DC, abordou o tema “Um Olhar para a futura expansão das ações socioambientais no estado do Paraná”.
Outros colegas da Diretoria de Coordenação moderaram ou ministraram palestras. Heitor Ferreira falou sobre “O processo de restauração florestal do entorno do reservatório de Itaipu”.
A gerente da Divisão de Áreas Protegidas, Veridiana Pereira, moderou as rodas de conversas “O papel das RPPNs e da Restauração Florestal para o desenvolvimento econômico e sustentável e “Apresentação de ações de monitoramento e conservação de espécies ameaçadas de extinção”.
Na mesma roda de conversa, o médico-veterinário Pedro Teles, da mesma divisão, apresentou o case Itaipu. Já Luiz André Watanabe, da Divisão de Reservatório, moderou a roda de conversa “Impactos Socioambientais das Práticas de ESG”.
*Quem participa*
O público-alvo reúne funcionários municipais, profissionais e especialistas na área de meio ambiente e estudantes. Participam das palestras especialistas da Itaipu Binacional, Governo do Estado do Paraná, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Turismo, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros.
Nesta sexta-feira (21), a programação começou com uma mesa-redonda sobre Boas Práticas em Pagamentos por Serviços Ambientais, moderada por Anderson Gibathe, da Divisão de Ação Ambiental de Itapu. Foram apresentadas iniciativas de municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, entre outros. Para a tarde, estava programada uma palestra com foco especificamente na região do litoral do Paran
Fotos: Divulgação/Itaipu Binacional