Sérgio Lobato Machado é cidadão honorário de Foz do Iguaçu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.918 que denomina Perimetral Sérgio Lobato Machado o trecho rodoviário que liga a Ponte da Integração à BR-277, em Foz do Iguaçu. A lei foi publicada nesta segunda-feira (08), no Diário Oficial da União e é de autoria do deputado federal Vermelho.
A rodovia é resultado de uma parceria entre Governo Federal e Estadual, com recursos da Itaipu. O deputado Vermelho foi defensor intransigente desta obra, vital para o desenvolvimento da cidade.
Quando propôs a homenagem por meio do projeto de lei nº 1675/22, Vermelho consultou a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O projeto foi aprovado na Câmara e no Senado. Sérgio Lobato Machado é cidadão honorário de Foz do Iguaçu.
Ao justificar seu projeto, Vermelho destacou a importância de Sérgio Lobato para Foz do Iguaçu como empreendedor, vereador, secretário de Turismo e liderança política que defendia o desenvolvimento da cidade.
QUEM FOI LOBATO
Sérgio Lobato chegou à Foz do Iguaçu na década de 1950, ainda criança. Nos anos 1970, sua família se mudou para Curitiba, mas ele permaneceu na cidade, onde já havia iniciado sua carreira como empresário nos setores de turismo e imobiliário. Sua atuação profissional e política foi marcante para a região, tendo exercido o cargo de secretário de turismo por três vezes e sido vereador por dois mandatos.
Lobato teve uma participação ativa na comunidade iguaçuense, testemunhando a construção da Ponte da Amizade, que conecta Brasil e Paraguai, e sendo um dos principais articuladores da Ponte da Fraternidade, que liga Brasil e Argentina. Ele faleceu em 25 de março de 2021.
Ao lado de Antônio Bordin e outros pioneiros, Lobato sempre defendeu a construção da segunda ponte com o Paraguai e a Perimetral Leste, um sonho antigo da comunidade de Foz do Iguaçu.
Legendas: Vermelho foi autor do projeto em homenagem a Sérgio Lobato Machado.