Novembro azul: Município intensifica ações em prol da saúde do homem

Em três dias foram mais de dois mil atendimentos. A campanha Novembro Azul segue até o final do mês

Em uma iniciativa para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu três dias de ações em referência ao Novembro Azul.

No último sábado (23), as 29 Unidades Básicas de Saúde da cidade realizaram um mutirão de atendimentos que resultou em 1.228 serviços prestados, incluindo consultas médicas, testes rápidos e atualização do calendário vacinal adulto.

Nos dias 21 e 22, a Estação Aduaneira de Despacho (EAD) recebeu as equipes de saúde do município para atender os caminhoneiros que transitam diariamente pelo porto seco. Durante os dois dias foram feitos 140 atendimentos e 76 testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, diabetes e pressão alta. Em todas as ações foram realizadas palestras em vários horários durante os dias.

A iniciativa teve como objetivo principal alertar os homens sobre a importância do autocuidado e da realização de exames regulares, especialmente em relação ao câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais matam no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele.

“As campanhas de conscientização e prevenção são necessárias e devem ser contínuas”, afirmou o secretário de Saúde, UIisses Figueiredo, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o secretário, que também é médico, descobrir a doença no início é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento. “O diagnóstico precoce aumenta em mais de 90% as chances de cura. As estatísticas de redução da letalidade para menos de 10% destacam a importância da prevenção e das idas regulares ao médico”, reforçou.

Novembro Azul

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que os sinais da doença não se manifestam na fase inicial. Ou seja, quando os sintomas aparecem, significa que o tumor já está em fase avançada. Ainda segundo o INCA, a cada ano, 72 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil. A estimativa para 2024 no Paraná é de 3.500 casos.

A mobilização do Novembro Azul é uma oportunidade para que os homens se informem sobre os riscos e os cuidados necessários para manter a saúde em dia. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que procurem as unidades de saúde para fazer exames e consultas.

A campanha segue até o final do mês e a expectativa é que mais homens se engajem na busca por cuidados médicos, para a redução desses índices.

https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53892
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email