101 anos do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus na São João Batista lota igreja

Integrantes de diversas paróquias do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus participaram nesta terça-feira (3) dos 101 anos do movimento iniciado na matriz São João Batista, reforçando o pioneirismo do Apostolado da Oração na semente de evangelização da igreja católica mais antiga de Foz do Iguaçu.
Antes mesmo da criação oficial da igreja São João Batista, o apostolado nasceu na centenária matriz pelas mãos das mulheres da comunidade. A data foi celebrada com uma Santa Missa especial. Na homilia, o pároco da matriz, Wilian Paiva, lembrou da importância do Apostolado para levar a palavra de Jesus a todos.
O Apostolado da Oração (AO) é, antes de tudo, se colocar à disposição da missão de Cristo. Esta disponibilidade tem como sua fonte e modelo Jesus Cristo entregue a nós e por nós, que se nos faz presente continuamente na Eucaristia. Receber a Sua vida leva-nos, reconhecidos, a oferecer diariamente a nossa própria vida ao Pai.
O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária e despertar neles a capacidade missionária. Leva-os a uma aliança de amor pessoal com Ele, simbolizada no seu Coração.
O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.
Benny Lemes, coordenadora do Apostolado, explica que todo mês há um propósito de interceder pelo santo padre, o Papa, “e rezar pela santa igreja, pelo clero, pelas famílias jovens doentes”.
Coincidentemente, na terça-feira foi celebrado o dia de São Francisco Xavier, que pode ser considerado um verdadeiro “gigante da evangelização”. Em sua existência breve, mas admirável pela sua fecundidade missionária, este religioso espanhol conseguiu levar o Evangelho ao Extremo Oriente, adaptando-o, com sabedoria, ao caráter e à linguagem de populações muito diferentes entre si.
O AO tem aproximadamente 50 milhões de associados no mundo, dos quais 6 a 7 milhões no Brasil e está presente em 70 países do mundo todo.
A prática básica é o oferecimento diário ao Pai, nas intenções do Santo Padre, e a colaboração na Missão de Cristo.
Dimensões
O Apostolado está baseado em quatro dimensões: colocar-se à disposição para que o Espírito Santo atue em cada momento do dia e leve à realização concreta dos valores do Evangelho.
Aprender a rezar, a criar intimidade com Deus, a viver no silêncio do coração a inspiração e a novidade do Evangelho para cada dia. Juntamente com isso, procura-se ainda formar a própria fé, dando inteligência dos mistérios e a capacidade de dialogar com as interrogações e desafios que hoje são postos à Igreja.
Alimentar uma profunda devoção à celebração da Eucaristia, como o Sacramento que resume e inspira a vida cristã, descobrindo nele a presença amorosa de Deus, na pessoa de Jesus e do seu Coração.
Viver unidos ao Santo Padre, na oração pelas intenções que pede mensalmente a todos os cristãos, saindo dos horizontes quotidianos e abrindo-se aos problemas da grande família humana.
Fita vermelha
Os integrantes do Apostolado da Oração usam uma fiota vermelha como sinal de pertencimento e entrega daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado “Venha a nós o Vosso Reino”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email