Campanha para o Dia Mundial da Água irá envolver instituições de ensino, comunidade e instituições de Foz do Iguaçu
Secretarias municipais de Meio Ambiente e da Educação convidam interessados a integrar o trabalho e promover iniciativas em toda a cidade
A partir da próxima segunda-feira, 20 de março, começa em Foz do Iguaçu a Campanha Integrada Dia Mundial da Água: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, promovida pela Itaipu Binacional, com base na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU).
O trabalho no município será conduzido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Educação, com ações em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEI), até o dia 14 de abril, promovendo um trabalho de sensibilização com os pequenos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, o objetivo é fazer com que a sensibilização sobre o tema chegue também às instituições, empresas, organizações comunitárias para que façam campanhas tratando sobre a crise hídrica e como as ações humanas podem interferir para agravar a situação.
Para facilitar a participação, interessados podem inscrever as atividades que desejam realizar por meio do formulário on-line: https://forms.gle/TbKV5dc1aryifBnv6.
“A água representa uma série de características de Foz do Iguaçu. Precisamos que a comunidade também entenda isso e faça parte desta rede que estamos criando, em que todos se tornam responsáveis em preservar e cuidar deste bem que está em risco há tanto tempo”, alertou Angela.
Apoios para a mudança
A campanha também será promovida em parceria com a Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e demais municípios da região. Todas as iniciativas possuem a ONU como base para a tomada de decisões.
Roseli Barquez, educadora ambiental, explica que a Organização das Nações Unidas utiliza a fábula do beija-flor, da ativista Wangari Maathai. Nela, um beija-flor tenta apagar um incêndio sozinho, apenas carregando gotas d’água em seu bico.
“A campanha convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato com a água. A soma de esforços individuais e coletivos transformam a realidade.”, disse Roseli.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Desde então, essa data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51695