A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o caso dos livros de inglês reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro, para analisar o ofício encaminhado pelo Poder Executivo em resposta a questionamentos formulados pelos parlamentares. Durante a reunião, os membros da comissão decidiram aprofundar a análise do documento e, a partir disso, definir os próximos passos da investigação, incluindo a convocação de pessoas para oitivas e datas dos depoimentos.
A CPI é presidida pela vereadora Yasmin Hachem (PV) e tem como relator o vereador Adnan El Sayed (PSD). Também participaram da reunião os demais membros da comissão: Valentina Rocha (PT) e Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos).
Instaurada por meio do Requerimento nº 752/2025, a CPI tem como objetivo apurar a retirada de aproximadamente 7 mil livros de inglês, da coleção “English After School”, das escolas da rede municipal. O episódio teve origem na polêmica envolvendo uma tirinha alusiva ao Valentine’s Day. O requerimento prevê a investigação dos fundamentos e da legalidade da decisão administrativa que determinou a apreensão do material, realizada sem notificação prévia e sem a garantia do contraditório e da ampla defesa.
Também será objeto de apuração a possível relação entre a retirada dos livros e um posterior processo de dispensa de licitação para a aquisição de novos materiais didáticos. A CPI busca esclarecer a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos nos atos administrativos, bem como avaliar os impactos pedagógicos e financeiros da medida para os alunos e para os contribuintes, uma vez que os livros foram adquiridos com recursos públicos.
Matéria completa: https://x.gd/7M4wX





