Alliana quer ampliar parcerias e potencualizar Secretaria de Turismo

Novo secretário assume oficialmente a gestão da pasta do turismo na próxima segunda-feira (10)

O empresário André Alliana vai assumir na próxima segunda-feira (10) a Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, ocupada interinamente desde outubro pelo servidor público Lourenço Kuerten. Ele pretende ampliar as parcerias com a Itaipu Binacional e com os governos estadual e federal, além de potencializar as ações de promoção e divulgação de Foz do Iguaçu nos mercados nacional e internacional.

A posse do novo secretário está marcada para segunda, às 18h, na sede da Secretaria de Turismo (Av. das Cataratas, 2330).

Alliana é do setor turismo e hospedagem e tem formação em tecnologia em gestão ambiental, pós-graduação em economia e meio ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi aluno especial do mestrado em integração contemporânea da América Latina, na disciplina Empreendimentos, Impactos Socioambientais e Direitos Sociais. Na administração pública, já foi secretário de Meio Ambiente.

“Assumo a Secretaria num momento em que buscamos construir grandes parcerias com a Itaipu, Governo Federal, além de manter as parcerias do Governo do Estado”, disse. Na avaliação de Alliana, é preciso aproveitar o momento de mudança na gestão federal e da Itaipu, “que volta a ter uma visão mais voltada para o desenvolvimento do território, do ponto de vista social e econômico, na geração de emprego e renda”, ressaltou.

A intenção, de acordo com o futuro secretário, é potencializar estas parcerias e as ações da Secretaria de Turismo, através do desenvolvimento de projetos estratégicos. “Como desenvolver fortemente Foz do Iguaçu com um destino turístico inteligente, conseguir fazer com que sonhos antigos da secretaria se fortaleçam ainda mais, que é aumentar o número de voos. E também fazer com que esses voos sejam sustentáveis do ponto de vista econômico”.

A intenção não é só aumentar a facilidade de acesso do turista ao destino, através de disponibilidade de preços, mas também potencializar isso lá na ponta. “Além de criarmos voos, como tem hoje em Recife (Pernambuco) ou no Uruguai, é preciso também potencializar nossa propagação do destino nesses espaços, porque se tem a facilidade das pessoas virem, precisa fazer com que elas tenham a vontade de vir”, analisou.

Promoção direcionada

Uma das missões da secretaria, segundo Alliana, será trabalhar a divulgação nos polos em que as pessoas tem maior facilidade para visitar o destino. “Fazer um trabalho de relações internacionais com a fronteira também, para potencializar os atrativos não só de Foz do Iguaçu, mas os os que existem no entorno, construir uma relação em que se faça com que a gestão integrada do turismo se fortaleça, também com a participação das cidades da fronteira”.

Para Alliana, é preciso fortalecer o turismo dentro desse foco, que já tem vários projetos na secretaria em andamento. “Alguns deles carentes de grandes parcerias, em especial com o Governo Federal. Então vamos construir esse processo de alinhamento para que obtenham respaldos e financiamentos para que as iniciativas possam sair do papel, e tornar a Secretaria de Turismo uma mola propulsora ainda mais forte”.

O futuro secretário acredita que a experiência que tem, tanto no poder público como no privado, será fundamental nesta nova caminhada. “Já fui secretário no passado, na área de meio ambiente, que é da minha formação e há sete anos sou empresário do ramo de turismo, como atrativo turístico e também de hospedagem. Isso me trouxe naturalmente uma necessidade de me aprimorar para o meu negócio poder dar certo, precisava me aprimorar”.

Projeções

Sobre inovações, Alliana disse que tem muitas coisas que poderão e devem ser potencializadas. Uma delas, é avançar no processo de tornar Foz um Destino Turístico Inteligente.

Ele destacou que tem um edital aberto pelo Ministério do Turismo e que Foz do Iguaçu será cadastrada. “Vamos fazer todos os esforços para sermos selecionados. Criamos todo o amparo e aporte do Governo Federal nesse sentido. Temos grandes parceiros, o PTI (Parque Tecnológico Itaipu), por exemplo, é um megadiferencial para nossa cidade nesse ramo. Então, é aproveitar os potenciais que a gente tem aqui, à nossa disposição”, concluiu.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51802

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email