Hospital Municipal promove campanha para incentivar higienizado correta das mãos

Atividades fazem alusão ao Dia de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio

A partir desta sexta-feira (05) e ao longo da próxima semana, os profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal Padre Germano Lauck promovem a campanha de Higienização das Mãos, em alusão ao Dia Mundial das Mãos, celebrado em 5 de maio.

Este ano, a campanha tem como tema “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”

O objetivo é conscientizar de forma lúdica os colaboradores da instituição sobre a forma correta de higienizar as mãos e os momentos em que deve ser realizada essa prática.
Uma estação de treinamento interativo foi montada próxima ao cartão ponto, onde serão feitas as atividades de higienização das mãos, além de distribuição de álcool em gel.

A celebração do Dia Mundial de Higienização das Mãos é uma data que relembra os profissionais de saúde sobre uma atitude simples, mas que muda o rumo do internamento de um paciente.

As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. Essas infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, prejudicam pacientes, visitantes e profissionais de saúde e representam um fardo para os sistemas de saúde.

Higienização

A higienização das mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras.

O objetivo da campanha é despertar nos profissionais a importância para os passos da higiene das mãos, tanto com a utilização de álcool em gel como também com o uso de água e sabão, preconizados pela OMS, bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51938

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email