Com o Agosto Lilás e Agosto Dourado, vereadoras Anice, Yasmin e Protetora Carol também evidenciam a importância do aleitamento materno
A Bancada da Mulher realizou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15 de agosto, um ato sobre o Agosto Dourado – mês de conscientização para o aleitamento materno e também ao Agosto Lilás – pelo combate da violência contra a mulher. Com isso, as vereadoras Anice Gazzaoui (PL), Yasmin Hachem (MDB) e Protetora Carol Dedonatti (PP) evidenciam a importância dos dois temas. A Campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, sendo um marco no endurecimento das penalidades contra agressores e proteção às vítimas.
A vereadora Anice Gazzaoui (PL), usou a tribuna para apresentar dados de violência à mulher no Brasil, segundo dados da PNAD – Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio. Entre 83 países pesquisados, o Brasil é o 5º onde se mata mais mulheres. Uma menina ou mulher é estuprada no país a cada 10 minutos e 26 mulheres sofrem agressão física por hora. “A Bancada da Mulher promove aqui esse ato alusivo ao Agosto Lilás e um outro ato alusivo ao Agosto Dourado em incentivo ao combate e defesa das mulheres” explicou Anice.
“Nós precisamos pensar que o Agosto Lilás não é mais uma data no calendário, mas sim um mês para termos ações efetivas na prevenção da violência contra a mulher”, disse a vereadora Protetora Carol Dedonatti. A vereadora Yasmin Hachem (MDB), ressaltou a importância do Agosto Dourado em prol do aleitamento materno. O movimento é no sentido de estimular a amamentação e promover informações acerca da importância desse ato. “Campanhas como essa são importantes para a gente dar atenção às pautas relevantes da sociedade que é o caso do enfrentamento à violência e também do estímulo ao aleitamento materno”, ressaltou Yasmin.
Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz