Atividades gratuitas seguirão até o dia 13 de setembro em comemoração aos 60 anos de criação do espaço; para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição antecipada
Com o tema “Inspirando Mentes por Gerações”, o aniversário de 60 anos da Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios, em Foz do Iguaçu, será marcado por uma série de atividades artísticas, culturais e de promoção da leitura. A programação começa no dia 02 e seguirá até 13 de setembro na sede da Biblioteca (anexo a Fundação Cultural), na Rua Benjamin Constant, 62.
Neste sábado (02), uma oficina de fotografia com smartphone será ministrada pela arte educadora Áurea Cunha. A atividade, voltada para jovens e adultos, acontecerá das 9h às 17h, com intervalo para o almoço. As 10h, haverá uma apresentação musical para crianças; às 14h, acontece mais uma edição da “Hora da História”; e, das 14h às 16h30, os pequenos poderão participar de uma oficina de cupcake para crianças. Para participar das oficinas, é preciso realizar a inscrição através do Link: https://linktr.ee/bibliotecapublicafoz. Todas as atividades são gratuitas.
Programação
Na segunda-feira (04) e na terça (05), estão programadas contações de histórias para crianças, com sessões às 9h30 e às 14h30. Na quarta-feira (06), o grande dia do aniversário, haverá uma contação de histórias às 9h30 seguida pelo “Parabéns à Biblioteca”, com o corte de bolo para crianças de duas unidades de ensino que acompanharão as atividades. Às 14h, uma nova “Hora da História” e as 14h30 uma oficina de bonecos está programada. A noite, às 20h acontece um bate papo literário “pelo mundo das fanfics” com a escritora iguaçuense Lhaisa Andria. As atividades seguem nos dias 11, 12 e 13 com cinema, oficinas e mediações literárias. A programação completa está disponível aqui: https://linktr.ee/bibliotecapublicafoz.
Empréstimos
Além de comemorar o sexagésimo aniversário de fundação, o principal objetivo das atividades é levar novos visitantes para o espaço. A Biblioteca tem hoje mais de 800 leitores ativos, que fazem o empréstimo de livros no local. São mais de 70 mil obras catalogadas à disposição dos moradores, além de 7.300 na Biblioteca Infantojuvenil.
Para fazer o empréstimo das obras, é necessário um cadastro (basta levar os documentos pessoais e um comprovante de residência). A Biblioteca também disponibiliza salas para estudos e pesquisas com wi-fi e realiza projetos de doação de livros ao público.
Biblioteca Pública
Criada em 06 de setembro de 1963, pela Lei nº 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede em uma das salas da Prefeitura Municipal. Entre os locais de funcionamento, existe ainda o prédio onde hoje funciona o Fozhabita, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, a Escola Parigot de Souza. Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52538