Codefoz entregará a Enio Verri projetos prioritários de desenvolvimento

Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional participará de reunião do conselho nesta quarta-feira, 20, às 18h, aberta para a comunidade; inscreva-se.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) entregará ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, os projetos prioritários de desenvolvimento de Foz do Iguaçu, para apoio da empresa. A reunião será aberta à comunidade, nesta quarta-feira, 20, às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID).

Para participar da reunião, basta inscrever-se: https://forms.gle/9S6pMUpfhXCJ6dYE7.

Essa agenda da cidade, denominada Acelera Foz 2040, foi aprovada durante plenária do conselho. Ela contempla e unifica as proposições do poder público, sociedade civil e setor empresarial, incluindo Prefeitura de Foz do Iguaçu, Câmara Municipal, conselhos de políticas públicas e demais instituições representativas.

A abertura da sessão é realizada pelo presidente de honra do Codefoz, prefeito Chico Brasileiro (PSD). Os trabalhos são conduzidos pela mesa diretora, formada por Fernando Castro Alves (presidente), Newton Ricardo de Almeida (vice) – que também é o assessor especial da direção da binacional – e Carlos Silva (secretário).

“Reunimos, analisamos e aprovamos 70 projetos indispensáveis à aceleração do desenvolvimento da nossa cidade, em um amplo debate que durou três meses”, frisa Fernando Castro Alves. “Chegamos ao que é a vontade do município em investimentos, para o apoio da Itaipu, já que Foz do Iguaçu é a ‘casa’ dessa empresa”, pontuou o presidente do Codefoz.

As propostas abrangem sete eixos. Incluem obras estruturantes e mobilidade; desenvolvimento turístico, parques e áreas de convívio e lazer; fomento econômico; educação, cultura e qualificação; eventos estratégicos e promoção do destino; atração de investimentos e inovação; e políticas públicas e governança.

Escuta à sociedade

O assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, Newton Ricardo de Almeida, destacou a importância da iniciativa do conselho de reunir os diversos segmentos da sociedade. Ele enfatizou a priorização de projetos de interesse coletivo, que são de curto, médio e longo prazos.

Em sua avaliação, a estratégia é aderente à missão e às diretrizes da gestão da empresa, que acaba de ampliar a área de atuação para todos os municípios do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. “Lançamos recentemente o programa Itaipu Mais que Energia e estamos abertos para ouvir a sociedade, debater o futuro e contribuir para o desenvolvimento da região”, concluiu Newton, que é o vice-presidente do Codefoz.

Construção a muitas mãos

Para ser submetida à aprovação na sessão plenária do Codefoz, em agosto, a agenda Acelera Foz 2040 foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Estratégico (GTE), que envolveu 32 participantes de várias instituições públicas e privadas. Esse colegiado foi instituído pela mesa diretora para ampliar o diálogo e a análise das propostas.

O GTE foi formado com representantes das seguintes instituições: Prefeitura de Foz do Iguaçu, Câmara de Vereadores, Codefoz, Conselho Municipal de Turismo, Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ACIFI, Fundo Iguaçu, Sebrae, Observatório Social, Instituto Polo Iguassu, Unifoz, UDC e Unila.

Reunião do Codefoz e Itaipu Binacional
Data: 20 de setembro, às 18h
Local: Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (Rua Padre Montoya, 490, centro – sede da ACIFI)
Inscrição: https://forms.gle/9S6pMUpfhXCJ6dYE7

Projetos prioritários para Foz do Iguaçu foram aprovados pela plenária do Codefoz em agosto – foto: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email