Lula confirma Ênio Verri como novo diretor de Itaipu

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação do deputado federal e economista paranaense Ênio Verri para assumir o comando da margem brasileira da Usina Hidroelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A confirmação veio na conta do Instagram do próprio Ênio.

As especulações já apontam Verri como um dos favoritos para assumir o cargo e a confirmação se deu em um ambiente de preocupação do governo com a atual gestão da binacional, ainda composta por indicados do antigo governo.

Perfil

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta quinta-feira, dia 26, às 15h00, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, acompanhada do Deputado Federal Enio Verri (PT-PR), que deverá ser oficialmente anunciado para o cargo de Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional.

Reeleito em outubro para o seu terceiro mandato, com mais de 95 mil votos, ele terá que renunciar à cadeira na Câmara dos Deputadospara poder assumir o cargo de dirigente da Itaipu. Verri será o segundo petista a presidir a companhia. Em 2003, em seu primeiro mandato, Lula indicou Jorge Miguel Samek, que também havia sido eleito deputado federal e teve que abrir mão do mandato. Ele acabou permanecendo 14 anos no cargo, do qual só se desligou em abril de 2017, durante o Governo Temer.

O economista Enio Verri, 61 anos, é um político veterano, com extensa experiência em gestão pública, tendo ocupado cargos executivos nos três níveis de governo. Foi secretário municipal de Maringá, sua cidade natal, por duas vezes, secretário estadual de Planejamento do Paraná e chefe de Gabinete do Ministro do Planejamento.

No Legislativo, cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná e está terminando o seu segundo mandato na Câmara Federal. Em 2020, foi líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. É reconhecido pelos seus pares como um parlamentar educado, conciliadore disciplinado. Como líder da bancada, logrou um feito raro: o apoio de todas as correntes do partido

Verri também se sobressai pelo seu perfil acadêmico. Mantém desde a década de 1990 vínculo de professor assistente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mesma instituição na qual obteve graduação em Economia (1985) e mestrado na mesma área (1996). É doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Reestruturação produtiva no Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul” (2003). Tanto a sua trajetória acadêmica quanto política sempre estiveram ligadas aos temas do desenvolvimento, industrialização e integração regional.

Como deputado federal, dada a sua formação em Economia e sua larga experiência como gestor na área de Planejamento, sua atuação na Câmara dos Deputados foi voltada para a área orçamentária, financeira e de tributação. Foi autor da lei que estendeu aos agricultores familiares do Brasil auxílio emergencial para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid–19. Também foi responsável pela proposição legislativa, convertida em lei, que criou o auxílio-gás, subvenção econômica destinada a auxiliar as famílias de baixa renda na aquisição de gás de cozinha.

Atividades Profissionais e Cargos Públicos:

Professor de Economia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1997; Secretário Municipal de Fazenda, Prefeitura Municipal, Maringá, PR, 2001 – 2003; Secretário Municipal de Governo , Prefeitura Municipal, Maringá, PR, 2003 – 2004; Assessor Técnico, Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, Brasília, DF, 2004 – 2005; Chefe de Gabinete, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, DF, 2005 – 2006; Secretário de Estado de Planejamento, Governo do Estado, PR, 2007 – 2010.

Formação acadêmica:

Bacharel em Economia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1979 – 1985; Especialização em Teoria Econômica, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Apucarana, PR, 1988 – 1989; Mestrado em Economia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1994 – 1998; Doutorado em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2000 – 2003.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email