Servidores municipais concluem curso de avaliação e perícias de imóveis

Participaram da capacitação 15 servidores dos setores responsáveis pela tributação imobiliária e cadastro imobiliário

Os servidores da Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu concluíram nesta terça-feira (27) o curso de avaliação e perícias de imóveis organizado pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e ministrado pelo consultor João Diniz Marcello, engenheiro de geologia e especialista em perícia e avaliação de imóveis.

O curso forma peritos e avaliadores de imóveis que se atualizam sobre as técnicas normatizadas pela ABNT, utilizadas para atender às alterações de legislação relacionadas ao cálculo de ITBI. Em dois dias, segunda (25) e terça-feira (26), a capacitação alcançou 15 servidores dos setores responsáveis pela tributação imobiliária e cadastro imobiliário.

A capacitação e atualização contínua são essenciais tanto para aprimoramento como para a oferta do serviço público de qualidade e alinhado às demandas da população. “O curso, em parceria com o Creci, atualiza o conhecimento dos servidores sobre as técnicas utilizadas e ajustes necessários, garantindo ao contribuinte avaliações justas e condizentes ao aplicado no mercado”, explica Salete Horst, secretária da Fazenda.

Para o coordenador do curso, Paulo Leves Castegnaro, a avaliação e perícias de imóveis veio agregar técnicas de avaliações aos servidores municipais. “O professor João Diniz Marcello é um profissional de referência internacional em avaliação mercadológica de imóveis. Ele nos apresentou o que há de mais atual sobre o assunto”, afirma.

A equipe responsável pela análise da avaliação dos imóveis objeto de ITBI tem seis técnicos que atendem uma demanda mensal, entre análise e vistorias, de aproximadamente dois mil procedimentos oriundos de processos administrativos. Os demais participantes foram os técnicos de setores interligados.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52691

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