Costa Cavalcanti recebe recertificação de Hospital Amigo da Criança


Título representa o compromisso da instituição em uma série de ações que promovem o aleitamento materno e o cuidado com a mulher e o recém-nascido.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu a recertificação como Hospital Amigo da Criança (HAC), título que mantém desde 2005. O selo é conferido pelo Ministério da Saúde às maternidades que promovem prevenção, apoio, proteção e incentivo, principalmente, ao aleitamento materno. A instituição mantém uma série de ações que são reflexo desta iniciativa nacional. A notícia da recertificação foi dada na quarta-feira, dia 27.

Para ser reconhecido como um HAC, a maternidade precisa cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, proposto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o hospital deve também promover o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

“Estamos muito contentes com a recertificação. Somos um hospital de referência para o Sistema Único de Saúde [SUS] e precisamos promover uma saúde de qualidade a todos, principalmente às mães e recém-nascidos”, destacou a diretora técnica do HMCC, Dra Lorete Follador.

Para conquistar a recertificação, além de adequar os processos já realizados, o complexo hospitalar buscou treinar e preparar as equipes com base em cada passo do aleitamento materno. Foram ações como estas que envolveram a instituição como um todo em prol do resultado. “Tivemos um treinamento aplicado não só com a área assistencial, mas também administrativa e diretores que, de alguma forma, se envolvem também neste atendimento e nos ajudam nestes cuidados”, explicou a gerente da Divisão de Ginecologia e Obstetrícia, Maria Fernanda Brusamolin.

A área materno-infantil do HMCC é composta por um Centro de Atendimento à Gestante (CAGE), Bloco de internação do tipo alojamento conjunto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Mensalmente, cerca de 400 partos são realizados no centro hospitalar, que é referência para baixa, média e alta complexidade do SUS de Foz do Iguaçu, e de alta complexidade para os demais municípios da 9ª Regional de Saúde, além de pacientes particulares e convenio.

Hospital Amigo da Criança
Hospitais Amigos da Criança são reconhecidos como um local onde o bebê tem menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, que promove o contato pele a pele com a mãe após o nascimento, alojamento conjunto e amamentação na primeira hora de vida. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, pouco mais de 300 hospitais brasileiros possuem o título. Hoje, um e cada quatro nascimentos no país ocorre em HAC’s.

Histórico
A primeira certificação comNo Hospital Amigo da Criança do HMCC foi em 2005. Desde então, a cada três anos, a instituição passa por visitas de recertificação, que buscam analisar se os processos estão sendo realizados e o que se pode melhorar. “Um destaque da visita desde ano é que os representantes do Ministério da Saúde disseram que contribuímos muito além das metas estabelecidas. Isso demonstra o quanto estamos preocupados e interessados em contribuir para a saúde das mães e recém-nascidos”, finalizou Maria Fernanda.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email