Evento organizado pela Itaipu e PTI acontece de 18 a 20 de outubro no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (PR)
O Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) chega, em 2023, a sua 20ª edição. O evento acontece de 18 a 20 de outubro no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi). São esperados cerca de 2 mil participantes.
As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente pelo site do Latinoware: https://latinoware.org/. Organizado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento contará com aproximadamente 100 palestrantes. Serão três dias de troca de conhecimentos e debates sobre a evolução das tecnologias abertas e suas aplicações.
Durante as palestras, apresentadas por especialistas de diversos países da América Latina, os participantes terão a oportunidade de acompanhar temas como inteligência artificial (IA), metaverso, 5G, internet das coisas (IoT), monitoramento de redes, virtualização, frameworks de desenvolvimento, educação 4.0, negócios e empreendedorismo.
De acordo com o superintendente de Informática da Itaipu Binacional, Everton Pasqual, o Latinoware é, atualmente, o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. “Um dos pontos altos é o público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada”, ressaltou.
Segundo o diretor de tecnologias do PTI, Alexandre Leite, mais do que um evento de tecnologia que apresenta as principais novidades da área, ao longo dos seus 20 anos, o Latinoware também se consolidou como uma iniciativa de integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina. “É um importante espaço para discussões e reflexões que podem contribuir de forma significativa com a comunidade do software livre e das tecnologias abertas”, afirmou.
“O software livre faz parte da história do nosso Parque Tecnológico, que tem a missão de desenvolver ciência, tecnologia, inovação e negócios, impulsionando o ecossistema da região”, destacou o diretor.
[3/10 Fotos: Divulgação/PTI