Itens descaminhados foram encontrados em fundo falso de uma Kombi; um homem foi preso em flagrante
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de peças para automóveis importadas irregularmente na Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR). A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) durante fiscalização de rotina.
Por volta das 10h da manhã de hoje, uma equipe da PRF deu ordem de parada a uma caminhonete de placas paraguaias, aparentemente sem cargas na carroceria. Durante a fiscalização, os policiais perceberam alterações no fundo da carroceria e descobriram um compartimento oculto, cheio de caixas de papelão.
Nas caixas, havia diversas peças automotivas, incluindo kits de velas, sistemas de freio e também sistemas de turbo, que muitas vezes são usados para modificar veículos para corridas ilegais. O motorista, de nacionalidade paraguaia, foi preso em flagrante pelo crime de descaminho e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal.
O descaminho é um crime fiscal no qual produtos são importados sem a devida regularização perante a Receita Federal, impactando a arrecadação de receitas públicas e criando concorrência desleal com empresas nacionais. Além disso, apesar de não envolver itens ilícitos, o descaminho é usado como fonte de financiamento para uma série de atividades ilegais como o tráfico de drogas e o crime organizado.