O Instituto Confúcio é uma organização educacional pública da China e atua em cooperação com faculdades e universidades em todo o mundo
Com foco no fortalecimento dos laços culturais e educacionais entre Brasil e China, a Prefeitura de Foz do Iguaçu intermediou uma parceria internacional para estabelecer o Instituto Confúcio na cidade. A organização educacional pública vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China tem como objetivo a promoção da língua e da cultura chinesa pelo mundo, facilitando o intercâmbio através dos institutos associados.
A iniciativa, fruto da colaboração entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Embaixada da República Popular da China no Brasil e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU), visa criar um centro de excelência para o ensino da língua e cultura chinesa.
Em uma visita realizada neste domingo (12) ao Campus Integração, representantes da BFSU, da Embaixada Chinesa e da Unila, juntamente com representantes do Governo Municipal discutiram oportunidades de colaboração, visando formas de promover o intercâmbio acadêmico e o compartilhamento de conhecimentos culturais.
A instalação do Instituto Confúcio em Foz do Iguaçu é uma meta que vem sendo intermediada pelo município desde 2017. Para o Prefeito Chico Brasileiro, a iniciativa visa fortalecer os laços culturais e educacionais entre o Brasil e a China, “enriquecendo a comunidade com habilidades linguísticas valiosas e promovendo um entendimento mais profundo entre culturas”.
Durante o encontro, o Ministro Conselheiro da Educação da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Wang Zhiwei, expressou sua gratidão pela união de esforços para a criação do Instituto Confúcio. Ele destacou que a instituição representa uma “ponte sólida” entre os dois países, facilitando não apenas o aprendizado da língua chinesa, mas também o intercâmbio cultural e a construção de amizades duradouras.
A reitora da Unila Diana Araujo, enfatizou que a instalação do Instituto Confúcio não apenas enriquecerá as vidas locais com a língua e cultura chinesa, mas também promoverá um espírito de cooperação e amizade duradoura, fortalecendo a integração. Ela enfatizou a participação ativa dos alunos da UNILA, que se encontravam presentes na reunião, destacando o papel crucial da juventude na construção de um futuro conectado, harmonioso e solidário.
O Secretário de Transparência e Governança Nilton Bobato enfatizou a importância das iniciativas em andamento, destacando a visita à Xiamem, cidade Chinesa irmã de Foz do Iguaçu, como um marco na relação entre as cidades. Ressaltou ainda que a instalação do Instituto Confúcio é um importante passo para à cooperação internacional, como também uma oportunidade de enriquecer a comunidade local com novas perspectivas e experiências internacionais.
O Diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu Jihad Abu Ali, agradeceu a presença da Delegação da Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing e da Embaixada da República Popular da China no Brasil, bem como a presença da comunidade Chinesa local.
“Ao fortalecermos a colaboração entre Brasil e China, contribuímos para a construção da integração entre nações, consolidando relações que transcendem fronteiras. O Instituto é um símbolo tangível da união entre nossos países”, disse.
A comitiva prosseguiu com uma visita técnica aos principais pontos do Campus Integração, onde puderam conhecer o alojamento estudantil, salas de aula e o departamento administrativo. A experiência proporcionou uma visão abrangente das instalações educacionais e do ambiente acadêmico oferecido pela UNILA.
Em seguida, a delegação direcionou-se ao Campus Jardim Universitário. A visita técnica não apenas permitiu aos participantes conhecerem de perto os espaços dedicados ao ensino e à administração, mas também proporcionou um contato mais próximo com a atmosfera acadêmica e cultural da universidade. Essa abordagem ressaltou a relevância da parceria em andamento e fortaleceu a compreensão mútua entre as instituições, sinalizando um passo significativo em direção à criação do Instituto Confúcio na UNILA.