Desde agosto, apresentações artísticas e culturais acontecem em vários espaços e exibem a produção de alunos e arte-educadores
Mais de 1800 pessoas já participaram das apresentações da Mostra Pedagógica do projeto Foz Fazendo Arte, da Fundação Cultural. Ao todo, desde agosto, foram realizadas 29 exposições artísticas, incluindo artes visuais, artesanato, fotografia, cultura popular, teatro, danças urbanas e árabe, violão, percussão, orquestra, capoeira, entre outras. O evento segue até o final de dezembro (confira a programação abaixo).
Na última sexta-feira (08), os alunos do projeto de Altas Habilidades e Superdotação, desenvolvido na Escola Municipal Parigot de Souza, encenaram as peças “O circo está à venda” e “Entre ratos” e também jogaram uma roda de capoeira. As produções teatrais são dirigidas pelo arte-educador, João Lírio, que também comanda as oficinas no CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) e no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil).
Ele é um dos 70 arte-educadores que desenvolvem oficinas livres e também de formação de novos artistas, em vários locais da cidade, entre escolas, equipamentos de saúde pública, associações de moradores e entidades sociais.
“O projeto cria importantes pontes, entre artistas, a arte e a comunidade e as mostras fazem parte desse processo longo de formação. Para muitas pessoas é a primeira vez que constroem algo artístico com orientações técnicas e metodológicas e que poderão mostrar a comunidade a qual pertencem”, comentou Lírio.
Acesso
A exposição amplia o acesso das comunidades à cultura e também visa promover uma prestação de contas, com o resultado dos investimentos nas políticas públicas de cultura. Desde o início do projeto, em 2022, até agora, mais de oito mil atendimentos foram realizados em mais de 80 pólos espalhados pela cidade.
“A Mostra cumpre vários propósitos, entre eles, o de promover o encontro da arte com a população, com foco na inclusão cultural, valorizar as produções artísticas e fortalecer a socialização de conhecimentos, além de prestar contas ao cidadão sobre os recursos aplicados no projeto”, comentou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
Importância
O projeto Foz Fazendo Arte é uma das principais estratégias de difusão, circulação e formação artística promovida pela gestão.
“Reforçamos que o papel do Foz Fazendo Arte é descentralizar o acesso à cultura, levando-a aos bairros e envolvendo os moradores em iniciativas marcantes. A arte possui esse poder agregador e de sensibilização e para isso é preciso conectá-la ao morador”, disse a coordenadora do programa, Fabiana Zelinski.
A Mostra Pedagógica é um dos requisitos estabelecidos no contrato com os arte-educadores, que devem apresentar as atividades à comunidade uma vez por ano. Além do evento, os resultados do projeto também já possuem um alcance competitivo, com a participação de grupos artísticos, formados nas oficinas, em festivais de várias áreas culturais.
Programação
11 e 12/12 às 20h – FRONTEIRIÇAS – Auditório da Fundação Cultural (R. Benjamin Constant, 62 – Centro);
13/12 – 12:30 – 13:30 III Mostra de oficina de teatro Foz Fazendo Arte CER IV
Peça Pomar dos Pássaros
Jogo teatral das emoções
Peça A Bem Amada
Peça Devemos o Circo Vender?
14/12 – 14:30 I Mostra de Teatro Lambe-Lambe Foz Fazendo Arte
Oficinas de teatro com artesanato.
Local: CAPSI
14/12 às 19h – Apresentações de Violão e Teclado – Projeto Aprendendo a viver (Av. João Ricieri Maran, 54 – Tres Lagoas)
20/12 das 14h às 17h – Exposição de artesanato – Centro de Convivência do Idoso