Projeto Conecta IGU conquista Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente

O Conecta IGU – Programa de Inovação Aberta para o Turismo, resultado de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), foi o projeto vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) na categoria “Tecnologia e Gestão de Dados”.

O ConectaIGU tem como objetivo gerar soluções inovadoras, que tragam simplificação para a emissão de vistos no Brasil e solução para identificação e medição de visitantes a partir de modais. A partir de um edital de seleção, cinco startups foram selecionadas e encontram-se em processo de aceleração junto à Incubadora Santos Dumont (PTI) e EmbraturLAB (Embratur). As soluções estão em fase de homologação para testes e validações em ambientes reais.

A premiação aconteceu na noite deste domingo (17), durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, FI-DI, que acontece em Curitiba (PR), entre 17 e 19 de março. O diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, recebeu o troféu. “Ter nosso Programa reconhecido como case de sucesso a ser replicado é uma grata satisfação, principalmente por estarmos concorrendo com grandes projetos”, afirmou Benites.

Além do ConectaIGU, também foi finalista, na categoria “Acessibilidade”, a iniciativa CTI Acessível, um compilado de ações que visam tornar o Complexo Turístico Itaipu e seus atrativos 100% acessíveis, melhorando a experiência de todos os visitantes, a partir de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência auditiva e visual, distúrbios de neurodesenvolvimento e mobilidade reduzida.

Silvana Gomes, gerente de Turismo Sustentável do PTI, enxerga a participação do PTI com uma perspectiva futura de oportunidades. “O ConectaIGU tem uma estratégia de inovação aberta, ou seja, a gente traz empresas do mercado para contribuir para a solução de problemas que são reais, então essa é uma oportunidade de crescimento, tanto para as empresas, quanto para o Parque Tecnológico e para o destino, levando essas soluções para o restante do país”, afirmou.

Nos próximos meses, novos editais de fomento à inovação aplicada ao turismo serão lançados. O Complexo Turístico Itaipu é um ambiente de teste de inovação e novas tecnologias, dentro do programa SmartCTI, que abre o Complexo para validação deste tipo de iniciativa.

O prêmio
A Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, através da Mesa de Trabalho de Boas Práticas, impulsionou a primeira edição do Prêmio Ibero-Americano DTI. A iniciativa considerada inovadora, reconhece e premia os destinos turísticos do continente, bem como organizações do setor privado, tanto acadêmicas e do terceiro setor, como empresas, em dois segmentos: Destinos e Organizações.

Com informações da Assessoria de Imprensa do PTI.
Fotos: Luis Felipe Miretzki

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email