É com imensa tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido amigo e correligionário, Sergio Leonel Beltrame. Em meio à dor desta perda, é difícil encontrar palavras que expressem a profundidade de nosso sentimento. Beltrame nasceu em 27 de fevereiro de 1958 no município de Paim Filho no Rio Grande do Sul. Desde a década de 1970 vivia e morava em Foz do Iguaçu, ele deixa sua esposa, Lídia, dois filhos Allan e Michele e também dois netos.
Beltrame deu entrada no Hospital Unimed na manhã de segunda-feira (27), no final da noite foi transferido para a UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Ele estava com pneumonia e gripe e veio a falecer no início da tarde desta terça-feira (28).
Sérgio Beltrame, um político hábil e que deixou uma marca indelével em nossa comunidade, exerceu o cargo de vereador em várias legislaturas, sendo eleito pela primeira vez em 1988, depois em 1996 e novamente em 2008. Além de sua atuação no legislativo, ocupou diversos cargos na prefeitura e foi candidato a prefeito em duas ocasiões.
Em 1998, lançou-se como candidato à Câmara Federal, obtendo expressivos 28.700 votos, correspondendo a aproximadamente 33,6% dos votos válidos, número que, nos dias atuais, ultrapassaria os 50 mil votos. Sua influência no cenário político sempre foi inquestionável. No setor privado, também se destacou em diversas áreas, incluindo o setor de transportes, começou como cobrador na extinta Empresa de Transportes Irmãos Rafagnin, e anos mais tarde se tornou gerente geral da empresa, cargo que ocupou por muito tempo. Também foi gerente da Academia FitFoz.
O líder do Deputado Vermelho em Foz do Iguaçu
Nos últimos anos, Beltrame atuou como chefe de gabinete do Deputado Federal Vermelho, amigo de longa data do parlamentar, Vermelho diz que Beltrame foi uma das primeiras pessoas que o acolheu na cidade, e ele lamentou muito seu falecimento.
“Venho expressar minhas sinceras condolências pelo falecimento de nosso querido amigo e chefe do meu gabinete, Sergio Leonel Beltrame. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e na comunidade que ele serviu com tanta dedicação, seja como vereador ou como secretário brilhante e competente, além de grande líder comunitário. Beltrame foi um líder exemplar, um chefe de gabinete honrado, fiel e leal. Sua incansável dedicação ao bem-estar da nossa cidade e sua integridade no exercício de suas funções deixaram um legado que jamais será esquecido. Seu compromisso com a justiça e sua paixão por servir ao próximo fizeram dele um verdadeiro exemplo de cidadania”, fala Vermelho.
O grande conselheiro político de Matheus Vermelho
Sérgio Beltrame também foi muito importante na carreira política do deputado estadual Matheus Vermelho, além de grande conselheiro, Beltrame sempre foi um grande amigo de Matheus, em todos os encontros pessoais e políticos os dois andavam lado a lado. A amizade sempre foi muito sólida, Beltrame abriu diversas vezes sua casa para Matheus, sendo a última na festa de aniversário do deputado.
“Serginho, como eu costumava chamá-lo, não era apenas um amigo próximo; ele era como um pai para mim. Travamos muitas lutas juntos. Sua sabedoria, seu apoio incondicional e sua presença constante foram fundamentais em minha vida. Seu exemplo de integridade, dedicação e paixão pelo que fazia sempre será uma inspiração para todos nós. Foz do Iguaçu e o Paraná perderam um grande homem e eu perdi um grande irmão que a vida me deu. Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua ausência deixa um vazio que jamais poderá ser preenchido, mas suas memórias e o legado que ele nos deixou continuarão a viver em nossos corações. Que possamos encontrar conforto nas lembranças dos momentos compartilhados e na certeza de que ele cumpriu sua missão com honra e dignidade. Que Deus, em sua infinita misericórdia, console a todos nós e nos dê forças para enfrentar essa perda. Descanse em paz, irmão. Aqui sentirei muito sua falta.”
Informações sobre o velório, sairão em outro comunicado. Com sinceras condolências e profunda tristeza.