Primeiro encontro do Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu em 2023 contou com a presença de Moema Wiezzer

Socióloga e autora de oito livros, Viezzer é referência nacional nas áreas de gênero e metodologias de trabalho para educadores coletivos.

O Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) realizou na última quarta-feira (15), o primeiro encontro presencial após dois anos de atividades virtuais por conta da pandemia da Covid-19. A reunião foi marcada pela participação de Moema Viezzer, socióloga, escritora e ativista social.

A partir do encontro com Moema, o CEMFI definiu as agendas de trabalho ao longo de 2023, que será marcado por reuniões e atividades relacionadas ao Dia da Terra, Dia da Água, Dia da Árvore entre outras ações que serão desenvolvidas de forma coletiva.

Moema Viezzer foi consultora da Itaipu e do Ministério do Meio Ambiente e ajudou a desenvolver a metodologia para os educadores coletivos. Ela também aprofundou temas como relações sociais de gênero e educação ambiental.

Esteve ainda no epicentro das mobilizações feministas para influenciar a formulação da Constituição Brasileira de 1988. Facilitou a iniciativa internacional para a formulação do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento que influenciou gerações de educadores ambientais em Brasil e no mundo.

“Foi um encontro repleto de alegria, emoções e risadas ao compartilharmos os nossos modelos de trabalho e aprendermos com uma mulher que há anos luta pelo bem coletivo, por meio do meio ambiente e relações de respeito”, disse Roseli Barquez, coordenadora da Divisão de Educação Ambiental.

Yordanis Crespo Urrutia, estudante da UNILA participou pela primeira vez de um encontro do CEMFI e definiu o momento como único e especial. “Estar com pessoas que têm a educação ambiental como propósito de vida e que entendem que juntos são mais fortes, me empolga, desafia e convida a participar desse movimento coletivo”, disse.

Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu

Os trabalhos de sensibilização social e comunitária frente às questões socioambientais do Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu reúnem órgãos como a Prefeitura de Foz do Iguaçu, instituições não governamentais e privadas que têm ações de Educação Ambiental no escopo de trabalho.

Durante o período de encontros virtuais, foram realizados fóruns, diálogos e o lançamento do livro: “Construindo a Política Municipal de Educação Ambiental – Relatos do Coletivo Educador de Foz do Iguaçu”.

Atualmente compõem o CEMFI a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação, o Programa de EA do Consórcio Ponte Brasil Paraguai e a Universidade da integração Latino Americana – UNILA.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51567

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email