Itaipu e PTI recebem quase 600 projetos de extensão universitária para sustentabilidade

Em pouco mais de um mês de inscrições, o Programa de Extensão Universitária Para Sustentabilidade Territorial, uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), recebeu 573 projetos, superando todas as expectativas.

A iniciativa envolveu 17 universidades federais, estaduais, municipais e institutos federais de educação da área de abrangência da usina, que investirá R$ 24 milhões em bolsas para projetos de extensão universitária relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Este financiamento, além de fomentar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de projetos de extensão, também aproxima as instituições de ensino superior das comunidades locais, promovendo a conscientização e ações práticas em relação aos desafios socioambientais”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O edital do programa foi lançado em 3 de maio de 2024 e a fase de submissão de propostas foi encerrada nessa terça-feira (04).

Todos os 17 ODS foram contemplados nos projetos enviados, refletindo um amplo comprometimento das instituições de ensino superior com a promoção da sustentabilidade em diversas áreas, como planejamento territorial, eficiência energética e agricultura sustentável.

Alta adesão dos municípios atendidos
O Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial mobilizou um total de 51 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Entre os que se destacaram, estão Curitiba, capital do Paraná, com o envio de 61 propostas; Dourados, município do Mato Grosso do Sul, com 57; seguidos por Foz do Iguaçu, com 46; Londrina, 33; e Ponta Grossa, com 28.

“Essa ampla adesão demonstra o compromisso das universidades, dos docentes e discentes, com a sustentabilidade territorial e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os números superaram todas as nossas expectativas e já mostram que o programa será um sucesso”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo.

Nova etapa, novos desafios
A próxima fase da iniciativa é a análise dos projetos, que ocorrerá até o dia 12 de julho, com a divulgação preliminar dos resultados prevista para o dia 15 de julho. Serão destinadas 1.000 bolsas a estudantes e professores envolvidos em 200 projetos selecionados.

Mais informações sobre o Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial, que integra o programa Itaipu Mais Que Energia, estão disponíveis em: www.pti.org.br/programa-extensao/.
[6/6 09:01] +55 45 9823-3397: Fotos do lançamento do programa, em 3 de maio. Crédito: Rafael Porto/Itaipu Binacional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

de novembro, Dia do Hoteleiro!

A indústria hoteleira não apenas atrai turistas, mas também impulsiona o desenvolvimento local, contribuindo para o crescimento de outros setores, como comércio, gastronomia e serviços O Dia do Hoteleiro, celebrado

Ler mais

Jantar Campanha & Serra, degustação de vinhos

Menu degustação elaborado pela Quinta dos Pampas, com certeza ganhou muitas estrelas, começando com uma brusqueta de lombo defumado, que foi harmoniosamente acompanhada por um Cuveé Brut Nature da Vinícola

Ler mais