“Moradores da Vila A de Itaipu relembraram no último final de semana, a manifestação, ITAIPU NÃO É IMOBILIÁRIA, bem como, as conquistas ao longo dos anos. Entre elas, a desmobilização das casas com venda direta aos moradores dos imóveis e não por leilão, como havia sido aprovado pela Usina. A venda por leilão seria uma concorrência injusta e desleal entre os moradores e empresários e grandes empresas do ramo imobiliário, bastante interessadas economicamente nas casas da vila A. É crescente a especulação imobiliária na região.
De acordo com os representantes esta foi uma conquista dos moradores, da AMIVA e outras entidades que lutam para que a Itaipu venda as casas a preço justo, como já vendido para várias outras entidades, ou seja, sem visar “lucro” algum ou outra interferência, apenas a desmobilização da vila A e o respeito para com os moradores atuais dos imóveis que tanto investiram nos mesmos.
Moradores questionam os altos valores pedidos atualmente pelos imóveis. Estariam completamente fora da realidade das famílias. Ressaltam também terem dúvidas por não conseguirem verificar, com clareza, os descontos descritos por representantes da Usina e pedem: um olhar mais justo, sensível e respeitoso para esta causa.
*Ouça no link a fala da advogada, Sônia Januário, da diretoria da AMIVA – Associação dos Moradores Interessados na Compra das Casas da Vila A.
Link: https://www.visoesdemundo.com.br/post/protesto-itaipu-n%C3%A3o-%C3%A9-imobili%C3%A1ria?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZiLaPBFwI6VgeeZsx0JvSzt5KRU-jxcoGdkQuNMk7HavrfURc2QWFCI0g_aem_CnwLLZalNl433KLejmjpwg