Federalização do Hospital Municipal trará avanços significativos para a saúde de Foz

Sâmis45 defende um processo de transição criterioso para garantir a qualidade nos serviços e o atendimento à população

O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu Sâmis45 afirma que a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) trará avanços significativos para a saúde do município, especialmente com relação aos investimentos que poderão ser feitos pela prefeitura em outras áreas, como Atenção Primária e Especializada. No entanto, segundo ele, é preciso garantir um processo de transição criterioso para assegurar a qualidade nos serviços e o atendimento à população.

“O Hospital Municipal é um pilar essencial para saúde na região, especialmente no atendimento pelo SUS. A federalização é uma questão que merece uma análise cuidadosa, considerando tanto os benefícios potenciais quanto os desafios envolvidos”, comentou.

A proposta de transformação do hospital municipal em universitário, vinculado ao curso de medicina da UNILA e sua consequente federalização, atende à necessidade prioritária de consolidação do curso superior de medicina e também à resolução da questão do financiamento do HMPGL.

O custeio do Hospital é suportado pelas receitas municipais na faixa de mais de 60%, totalizando um aporte de cerca de 9 milhões/mês de recursos do tesouro municipal, o que gera desequilíbrio nas finanças do Município e o consequente prejuízo em outras áreas da saúde.

Para Sâmis, a continuidade dos serviços e a qualidade no atendimento pelo SUS devem ser asseguradas durante e após o processo de federalização. Também é necessário que essa mudança seja feita de forma a integrar os serviços de saúde existentes, sem criar sobrecargas ou descontinuidades no sistema de saúde municipal.

“A federalização poder trazer avanços significativos, como o fortalecimento da estrutura hospitalar, aumento dos recursos financeiros, melhoria nos equipamentos e ampliação das especialidades médicas disponíveis”, pontuou.

Além disso, o vínculo com à UNILA pode proporcionar um ambiente propício para o ensino e a pesquisa, formando novos profissionais de saúde e promovendo inovações que beneficiam diretamente a população de Foz do Iguaçu. O mesmo vale para os projetos em parceria com a Unioeste, com o curso de enfermagem, por exemplo.

“Enquanto a federalização do Hospital Municipal pode ser uma oportunidade para fortalecer a saúde em Foz do Iguaçu, é fundamental que qualquer mudança seja feita com responsabilidade e focada no bem-estar da população. Ao mesmo tempo, precisamos continuar trabalhando para enfrentar as questões urgentes e melhorar a saúde pública como um todo no município”, concluiu o candidato.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email