Reunião entre os poderes públicos e instituições busca estratégias para a segurança no retorno dos cidadãos descendentes de libaneses em Foz
Nesta sexta-feira, 4, reuniram-se representantes dos governos municipal, estadual e federal, além das instituições árabes de Foz do Iguaçu, para a organização do comitê responsável pela repatriação dos brasileiros no Líbano para Foz. O encontro, ocorrido por intermédio da Diretoria de Assuntos Internacionais, teve como objetivo discutir estratégias para garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontram em situação de risco no país.
Durante a reunião, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros no Líbano no retorno ao Brasil, além de definir protocolos de ação e comunicação entre os setores de governo. De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, “a parceria entre os diferentes níveis da administração pública, seja municipal, estadual e federal, é essencial para o sucesso da operação de resgate”.
“É fundamental que todos os órgãos estejam alinhados e atuando em conjunto para proteger nossos cidadãos, descendentes de libaneses em Foz. Estamos comprometidos em garantir que os brasileiros em situação vulnerável tenham o apoio necessário para retornar ao seu país”, destacou o prefeito Chico Brasileiro durante a reunião.
O comitê conta com a participação ativa do Ministério de Desenvolvimento Social e do Ministério da Saúde, que integram ações para garantir a repatriação segura dos brasileiros, assim como o Governo do Estado e o município de Foz do Iguaçu, que também colaboram na definição de estratégias necessárias à operação.