Refúgio Biológico Bela Vista concorre na categoria Experiência, destacando-se pela promoção da conscientização ambiental e prática de turismo sustentável e regenerativo.
Com o passeio “Refúgio Biológico Bela Vista”, o Itaipu Parquetec é finalista, por meio do Turismo Itaipu, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil. O projeto concorre na categoria Experiência/Produto com o slogan “Uma experiência turística que impulsiona a sustentabilidade e transforma seus visitantes”.
Há 40 anos, o Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, desenvolve ações voltadas para a conservação ambiental e incentiva o engajamento da comunidade em práticas sustentáveis. Como um dos atrativos turísticos da Itaipu Binacional, sob gestão do Itaipu Parquetec por meio do Complexo Turístico Itaipu, o Refúgio proporciona uma experiência singular de conexão com a natureza, aproximando moradores locais e visitantes de diversas partes do mundo.
Em 2024, o Refúgio celebra quatro décadas de atuação junto às demais áreas protegidas da Itaipu, que somam 100.000 hectares de florestas conservadas e restauradas. Esse esforço criou um vasto corredor de biodiversidade na região trinacional — Brasil, Paraguai e Argentina. Desde 2015, o Refúgio conta com a certificação LIFE em Biodiversidade e, em 2017, foi reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, destacando-se por suas iniciativas de conservação, educação e pesquisa, além do envolvimento comunitário em ações sustentáveis.
Experiências turísticas — De acordo com o gerente do Completo Turístico Itaipu, Marcelo Augusto Giongo, o Refúgio Biológico Bela Vista é muito mais do que um destino turístico, é um espaço de aprendizado e conscientização sobre a importância da biodiversidade e da sustentabilidade. “Cada visita ao Refúgio Biológico é uma oportunidade para envolver a comunidade e visitantes de todo o mundo nas questões de preservação ambiental. Esse reconhecimento é um reflexo da dedicação de nossa equipe em criar experiências turísticas que não só encantam, mas também educam e inspiram atitudes sustentáveis”, afirmou.
Para o diretor de turismo, Yuri Benites, estar entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade representa um reconhecimento do compromisso com o turismo regenerativo, uma abordagem que vai além da preservação ao buscar restaurar ecossistemas e gerar impactos positivos para as comunidades e o meio ambiente. “O trabalho realizado no Refúgio Biológico Bela Vista exemplifica como o turismo pode não apenas minimizar danos, mas também regenerar, criando uma relação harmônica entre visitantes, natureza e cultura local”, destacou Benites.
Segundo ele, a meta é que cada visitante saia não apenas inspirado, mas engajado em adotar práticas que contribuam para a regeneração ambiental. “Esse reconhecimento reforça nossa missão de impulsionar experiências turísticas que promovam o equilíbrio entre desenvolvimento e renovação dos recursos naturais,” concluiu.
Para Veridiana Costa Pereira, gerente da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional, a indicação reforça o impacto positivo do trabalho desenvolvido. “Estar entre os finalistas reconhece nossa proposta inovadora de aproximar a comunidade das áreas naturais, onde o visitante vivencia ações de conservação de forma educativa e divertida, em contato direto com a natureza”, destaca a gerente.
A premiação — O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade “Atitudes que transformam o turismo” tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Resultado — O resultado será anunciado em cerimônia no dia 09 de novembro, em Gramado (RS), durante o evento Festuris. Na ocasião, o Itaipu Parquetec será representado pelo diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites e pelo monitor do Complexo Turístico Itaipu, que atua nas visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista, Fernando Nunes.
O prêmio é concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), principal entidade representativa e de apoio às operadoras de turismo de lazer no Brasil, com 89 associados. Nesta edição 26 projetos se destacaram por suas iniciativas impactantes, que promovem o turismo responsável e sustentável no Brasil, entre as 83 inciativas válidas inscritas.
A categoria Gestão/Governança reconhece ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico e a categoria Experiência/Produto ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas sustentáveis.
Reconhecimentos — Em 2015, o Turismo Itaipu conquistou o segundo lugar no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Também recebeu o Travellers’ Choice – O melhor dos melhores (2024), prêmio mundial Best of the Best da Tripadvisor. Outro reconhecimento de destaque é o WTM Latin America Responsible Tourism Awards (2021), na categoria Silver Winer pela versão latinoamericana do prêmio mundial World Responsible Tourism Awards, uma das mais importantes referências em turismo responsável e sustentável para o mundo. Confira todos os prêmios recebidos pelo Turismo Itaipu acessando: https://turismoitaipu.com.br/sobre-nos/nossos-premios/.
Fotos: Divulgação/Turismo Itaipu