Começa hoje a 19.ª Feira do Livro na Praça Getúlio Vargas

Evento inicia atividades com homenagem na biblioteca e recebe primeiros visitantes

Uma homenagem cheia de emoção marcou a abertura das atividades, hoje de manhã, na Biblioteca Municipal, abrindo a programação da 19.ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, a FILFI.

Parentes e amigos de Maria José de Aguiar da Silva, a Zezé, ex-funcionária da Biblioteca Pública, estiveram reunidos para descerrar a placa que dá o nome à Biblioteca Infantojuvenil. “É uma homenagem a uma pessoa que sempre foi atuante e nos permitiu desfrutar da sua companhia. Uma funcionária muito querida por todos e com quase 30 anos de serviços prestados à biblioteca. Tinha paixão pela literatura, e isso via-se não somente no trabalho, mas também no trato com as pessoas”, comentou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

A ex-funcionária Dalva Cemin parabenizou a iniciativa e falou sobre a amiga. “Trabalhei na Fundação por 29 anos, e com a Zezé por 15 anos. Eu e Zezé tínhamos uma conexão muito grande, passávamos o dia trabalhando e, no final, ficávamos conversando na porta. Era sempre uma alegria estar com ela, muito dedicada ao trabalho”.

As duas filhas e o ex-marido estavam presentes e se emocionaram com a homenagem. “O reconhecimento é maravilhoso ver, mas o grande legado que fica da minha mãe foi o amor que as pessoas sentem por ela”, disse uma das filhas, Patrícia Aguiar da Silva.

Além da homenagem, as primeiras visitas para a retirada do vale-livro também já iniciaram na Praça Getúlio Vargas, na Estação Cultural do Artesanato, assim como a contação de histórias e as oficinas na Floresta Z e na sede da Fundação Cultural.

Abertura oficial

A abertura oficial da Feira do Livro está programada para hoje, às 19h, na Fundação Cultural, com homenagem aos escritores. Às 20h, a primeira mesa com o autor português José Luís Peixoto terá a mediação do também escritor convidado Rodrigo Lacerda. A ação terminará às 20h30 com o lançamento do livro Abraço, de José Luís Peixoto.

Estrutura
Toda a estrutura da Feira já está montada na Praça Getúlio Vargas, bem no centro da cidade, com fácil acesso. O espaço compreende os estandes no calçadão, a Floresta Z no meio da praça, local para contação de histórias e homenagem aos escritores, nas estações culturais do Artesanato e Central (Haroldo Alvarenga), além do prédio da Fundação Cultural e da Biblioteca Pública.

As ações acontecerão ao longo de cinco dias de evento, podendo ser acompanhadas pelo site da Fundação Cultural e pelo Instagram (@culturalfoz).

A FILFI é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e das secretarias municipais de Educação e de Turismo e Projetos Estratégicos.

Conheça os convidados:

José Luís Peixoto é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Em 2000, publicou Morreste-me, seu livro de estreia. No ano seguinte, o romance Nenhum olhar venceu em Portugal o Prêmio Literário José Saramago. Recebeu também o Prêmio Cálamo Otra Mirada, Prêmio Libro d’Europa, na Itália, Prêmio Oceanos, e foi finalista de prêmios internacionais como o Femina (França), o Impac Dublin (Irlanda) e o antigo Portugal Telecom (Brasil). Escreveu também teatro, literatura de viagens, entre muitos outros gêneros. Na poesia, foram-lhe atribuídos o Prêmio Daniel Faria e o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores. Os seus romances estão traduzidos e publicados em mais de 30 idiomas.

Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor e editor. Entre outros, publicou os seguintes livros: O mistério do leão rampante (novela, 1995, Prêmio Jabuti), O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio da Biblioteca Nacional, Prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ), Outra vida (romance, 2009, prêmio da Academia Brasileira de Letras) e Reserva Natural (contos, 2018, prêmio da APCA, finalista dos prêmios Jabuti e Rio de Janeiro de Literatura). Como tradutor, recebeu o Prêmio Jabuti em 2009 e 2011. Trabalhou em algumas das mais importantes editoras do Brasil, como a Nova Fronteira, a Nova Aguilar, a Editora da Universidade de São Paulo, a Cosac Naify e a Zahar. Atualmente é editor de Literatura Brasileira na Record. É doutorado pela Universidade de São Paulo em Teoria Literária e Literatura Comparada. Mora em São Paulo.

Foto1: Homenagem à ex-funcionária Maria José de Aguiar da Silva, a Zezé que dá nome à biblioteca Infantojuvenil/ Foto: Christian Rizzi

Foto2: Alunos da rede pública iniciaram visita à Feira do Livro em busca do vale-livro/ Foto Christian Rizzi

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Jantar Campanha & Serra, degustação de vinhos

Menu degustação elaborado pela Quinta dos Pampas, com certeza ganhou muitas estrelas, começando com uma brusqueta de lombo defumado, que foi harmoniosamente acompanhada por um Cuveé Brut Nature da Vinícola

Ler mais