Bate-papo com a escritora aconteceu na noite dessa sexta-feira (8) na Feira Internacional do Livro
Com 25 anos de carreira, 27 livros lançados e traduzidos para mais de 20 países, dez filmes e uma série em andamento pela Globoplay, a escritora e roteirista Thalita Rebouças vive uma nova fase na carreira, falando diretamente para mulheres 40+.
“Eu comecei a entrar na menopausa e quis dividir questões sobre o amadurecimento com mulheres da minha idade. Estou inaugurando um público novo, e a resposta está sendo muito bacana”, disse a escritora sobre seu novo livro: Felicidade Inegociável e Outras Rimas. Nele, aborda temas como separação, menopausa, decisão de não ter filhos e a paz com o corpo e a mente.
Thalita falou sobre a nova obra, a carreira com o público jovem, os filmes e os projetos futuros, para uma plateia entusiasmada, na noite de ontem (8), durante a 19.ª edição da Feira Internacional do Livro.
Em Felicidade Inegociável e Outras Rimas, a escritora troca a prosa pela poesia e, pela primeira vez, dirige-se ao público adulto. Apesar de já ter conquistado as mulheres 40+, ela afirma que não deixará os adolescentes e que eles são a razão de sua carreira.
“A cada feira que participo, ouço histórias de uma mãe ou um pai que falam sobre como meus livros ajudaram seus filhos. Tenho orgulho de fazer parte da vida destes adolescentes e falar diretamente com eles”, ressaltou. “Meus leitores me conhecem mais do que muitos amigos, porque minha alma está ali”, acrescentou.
Thalita, que tem mais de 2,3 milhões de livros vendidos, está terminando uma nova obra infantojuvenil – a ser lançada em 2025 – e acompanhando as gravações da sua primeira série, Juntas e Separadas, pela Globoplay, que trata sobre separação e amizade feminina. “Eu acho que a gente precisa dar protagonismo para as mulheres 40+. Não podemos mais colaborar para essa invisibilidade que aconteceu poucos anos atrás. É uma forma que eu tenho de falar até com as mães das minhas leitoras”, comentou.
A escritora encerrou sua participação na feira com uma sessão de autógrafos na Fundação Cultural. Foi a segunda participação dela no evento, pois esteve na Feira Internacional do Livro em 2014.
Escrita e publicidade
Uma grande aula sobre a influência de artistas e escritores no processo de criação da publicidade. Assim foi o encontro com o escritor e redator publicitário João Anzanello Carrascoza, na Feira do Livro.
Com mediação de Aurea Leminski, filha do poeta e escritor Paulo Leminski, o bate-papo com Carrascoza levou o público ao Brasil do século 19, onde os primeiros anúncios publicitários traziam obras de grandes autores brasileiros, como Casimiro de Abreu, Olavo Bilac e Fernando Pessoa.
“Toda arte é a matriz da publicidade. Ela nasce com as pinturas de grandes artistas e chega ao Brasil com a participação de poetas, que faziam slogans. O modernismo da publicidade traz o humor, a paródia, uma nova forma de fazer publicidade”, explicou o escritor, que é pós-doutor em publicidade e literatura pela UFRJ.
A partir do contexto histórico, Carrascoza apresentou ao público a importante participação de Paulo Leminski e Ziraldo na publicidade brasileira. “A irreverência da poesia de Leminski e as ilustrações de Ziraldo foram marcantes para a história da publicidade no Brasil. São trabalhos de grande notoriedade e força que precisam ser lembrados”, disse.
A união do trabalho desses dois escritores também foi citada com a apresentação do livro infantil O Bicho Alfabeto. A obra é uma coleção de poemas curtos de Leminski, ilustrada por Ziraldo, que leva o universo lúdico infantil a uma aventura pelas letras e pela literatura.
Foto1: Thalita Rebouças: amadurecimento e nova fase na vida literária
Foto2: Carrascoza acompanhado de Aurea e Estrela Leminski, que receberam alunos de Publicidade
Fotos: Christian Rizzi