A instituição é parceira na campanha “Aqui o mosquito não entra” e pretende envolver colaboradores do HMCC e familiares na missão de eliminar focos da doença.
A partir do próximo dia 1º de março, terça-feira, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) aderirá a campanha “Aqui o mosquito não entra” do Sesc Paraná. Um time foi criado em nome do Hospital, para uma competição virtual entre os iguaçuenses, que premiará pessoas e grupos que mais eliminarem focos da doença.
Para incentivar os colaboradores do HMCC a participarem, além de competirem pelo Sesc, eles terão a oportunidade de concorrer internamente, com prêmios como um passeio + jantar, com direito a um acompanhante, no Katamaram II, entre outros. “É fundamental que adotemos medidas de prevenção e redução dos criadouros de dengue, precisamos desenvolver ações de promoção, prevenção e controle dos agravos, seja no nosso domicílio, na comunidade onde residimos e também no nosso ambiente de trabalho”, disse enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do Costa Cavalcanti, Regiane da Silva, também membro do Comitê de Combate à Dengue de Foz do Iguaçu.
Segundo a enfermeira, os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias desempenham papéis fundamentais, pois têm atribuições específicas em relação às arboviroses. “Mas também temos corresponsabilidade com a saúde da população por isso é imprescindível apoiarmos ações de prevenção e controle. Nossa ideia é envolver o máximo de pessoas possíveis, para que todos cuidemos de nossa cidade, e evitemos que mais pessoas adoeçam”, pontuou.
A Comissão de Qualidade de Vida e o Comitê de Gestão Ambiental do HMCC também serão apoiadores da campanha. Os grupos irão se reunir e realizar uma força tarefa para desenvolver ações fora do HMCC. Em breve mais detalhes.
Mãos à obra – Para participar o colaborador precisa baixar o aplicativo Sesc Paraná, formalizar o cadastro e iniciar o combate, removendo os criadouros do Aedes aegypti e enviar as fotos com o antes e depois do local.
A participação também poderá ser feita por meio do site: sescpr.com.br/contradengue/, que também conta com o regulamento e instruções para o envio das fotos.
“O objetivo é eliminar o criadouro localizado em vasinhos de plantas, sacolinhas plásticas que acumulam água na rua, copinhos, enfim, tudo que pode contribuir para a disseminação da dengue”, pontuou a Técnica de Educação em Saúde e Ação Social do Sesc-PR, Marielle Borges, que continuou: “Nossa ideia é conscientizar, informar, orientar e incentivar a população sobre a importância da Prevenção à Dengue e, principalmente, à remoção dos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti”, finalizou.
Aa disputa será uma competição entre os participantes pelo maior número de pontos gerados por meio do registro fotográfico dos focos e criadouros eliminados, após aprovação da equipe técnica.
Texto Assessoria de Comunicação HMCC / Imagem: Sesc PR