Prefeito de Foz e autoridades chinesas destacaram parcerias e a forte relação entre Brasil e China durante celebrações do Ano Novo Chinês.
Neste domingo (16), Foz do Iguaçu, famosa por suas deslumbrantes cataratas e rica diversidade cultural, celebrou o Ano Novo Chinês, com apresentações na Praça da Paz. O evento serviu como um palco para reforçar os laços entre o Brasil e a China, destacando a importância da colaboração entre as duas nações, especialmente na região da tríplice fronteira.
Na abertura do evento estavam presentes o Cônsul Geral da China Yu Peng, entre outras autoridades, e representantes da comunidade chinesa. Na oportunidade, o prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, enfatizou a boa relação entre Foz e a China, destacando parcerias em diversas áreas. Mas o ponto alto foi a união de forças das autoridades para a implementação de um voo ligando a Terra das Cataratas ao país asiático.
Esta mesma intenção já havia sido mencionada pelo embaixador da China em Foz do Iguaçu, Sinkyc Chen, em um jantar no sábado (15) para autoridades. Segundo ele, a forte comunidade chinesa na cidade e o crescente número de turistas chineses que visitam a região são fatores que tornam essa conexão não apenas desejável, mas essencial.
Foz do Iguaçu, que abriga uma significativa colônia chinesa, é um elo fundamental entre as culturas brasileira e chinesa. O prefeito da cidade, ao discursar durante o evento, também manifestou seu apoio à proposta do novo voo, enfatizando que essa iniciativa poderia unir ainda mais os dois povos e impulsionar o turismo local.
Em 2023, 6.336 visitantes chineses vieram para Foz. Já em 2024, esse número cresceu para 16.256, o que tornou a China o 10o maior emissor de turistas internacionais ao destino e o maior asiático.
Link https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54122