Competição em abril classificará atletas para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 que será no final do ano, a expectativa é contar com atletas de aproximadamente 10 países no evento.https://www.facebook.com/plugins/like.php?action=recommend&app_id=334567409960002&channel=https%3A%2F%2Fstaticxx.facebook.com%2Fx%2Fconnect%2Fxd_arbiter%2F%3Fversion%3D46%23cb%3Df55a04a49a838%26domain%3Dwww.canoagem.org.br%26is_canvas%3Dfalse%26origin%3Dhttp%253A%252F%252Fwww.canoagem.org.br%252Ff352e7b303dcf18%26relation%3Dparent.parent&container_width=0&href=http%3A%2F%2Fwww.canoagem.org.br%2F%2Fimprensa%2Fnoticia%2Ftitulo%2Fcampeonato_pan-americano_de_canoagem_slalom_e_caiaque_cross_sera_em_abril_na_cidade_de_tres_coroasrs_%2Fpaginas_id%2F166%2Fnoticias_id%2F3983&locale=pt_BR&sdk=joey&send=true&show_faces=false&width=450
A cidade de Três Coroas, localizada no estado do Rio Grande do Sul – Brasil, sediará o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross. O evento oficial da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC), com organização da CBCa – Confederação Brasileira de Canoagem, será no Parque das Laranjeiras durante os dias 28 a 30 de abril.
O município gaúcho concorreu com a cidade de Kananaskis, no Canadá, que candidatou-se alegando a necessidade de rotatividade entre os continentes norte e sul, já que o Pan-Americano de Canoagem 2024 está confirmado para o Rio de Janeiro e será classificatória para as Olimpíadas.
Os preparativos estão sendo organizados com muito esforço e dedicação para que o evento possa acontecer de forma esplêndida. A cidade e o clube local de canoagem Associação Trescoroense de Canoagem (ASTECA), têm sido de grande ajuda neste processo de planeamento e preparação da cidade.
Para o Diretor de Turismo de Três Coroas, Cristian Krummenauer, é uma honra voltar a receber essas competições internacionais na cidade. “Toda vez que é feito uma competição de canoagem é o momento da celebração dessa modalidade esportiva que carrega também a identidade de reconhecimento da nossa cidade. Para nós, o Campeonato Pan-Americano é um evento de grande importância, grande relevância para a cidade e sobretudo com o principal objetivo do bem receber, e aqui acolher os atletas que estarão vindo de todo continente americano ter as experiências das corredeiras do rio Paranhana”.
O Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross da COPAC classificará atletas para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, que será realizado na sub-sede de Los Andes, nas águas do Rio Aconcagua, entre os dias 27 a 29 de novembro.
+ Veja mais informações sobre o evento
As categorias em disputa serão no caiaque e na canoa, também terão provas do caiaque cross, com vagas para o feminino e o masculino. A expectativa é que tenham mais de 10 países representados em Três Coroas.
As provas nos três dias ocorrerão a partir das 10h, com disputas entre eliminatórias, semifinais e finais, de acordo com a progressão estabelecida pelas regras da Federação Internacional de Canoagem (ICF). O evento é aberto ao público, que terá a oportunidade de contemplar a atividade esportiva e a cultura local, com shows musicais, a beira do Rio Paranhana.
“Será uma competição muito importante pra gente, pois o evento será classificatório para os Jogos Panamericanos de Santiago, e nossos atletas estarão competindo em casa. O Brasil tem boas condições para receber eventos internacionais, em Três Coroas, especificamente então, muito mais. Foram diversos Pan-americanos, um mundial o que demonstra o potencial local da da cidade e da ASTECA em abraçar as competições de canoagem no Rio Grande do Sul”, diz Rafael Girotto, presidente da CBCa.
Grandes eventos foram sediados em Três Coroas na década de 90, como as finais do Campeonato Mundial de Canoagem de Slalom de 1996 e o Campeonato Mundial de Canoagem de Slalom de 1997. Também acolheu o primeiro Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom em 1995, com a participação de lendas como Cathy e David Hearn e outras. O Parque das Laranjeiras tem um dos principais percursos de Canoagem de Slalom no país.