Autocuidado e sustentabilidade são temas de encontro organizado pela Secretaria de Meio Ambiente

Ciclos de diálogos e oficinas são voltados às catadoras das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), mulheres da limpeza pública e servidoras da pasta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início, nesta segunda-feira (06), a um ciclo de diálogos e oficinas sobre “Autocuidado e Sustentabilidade” em comemoração a Semana da Mulher. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI) e reuniu servidoras da pasta, técnicas e representantes das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis.

Nos próximos dias, as palestras sobre os desafios Lixo Zero e as oficinas para a produção de cosméticos naturais (hidratante labial) acontecem nas UVRs e serão conduzidas pelas coordenadoras da Secretaria de Meio Ambiente e a professora e mestre Suellen Mayara Péres de Oliveira, coordenadora do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, grupo de pesquisa e extensão da Unila.

A pesquisadora, que há sete anos adotou um novo estilo de vida, com consumo zero de lixo, falou sobre os desafios da mudança de hábitos, as maneiras de viver a sustentabilidade e as ações ambientais no dia a dia. Ela também orientou as mulheres sobre a leitura de rótulos dos produtos de beleza, que muitas vezes podem conter uma composição agressiva à saúde. Ao final do encontro, as mulheres participaram de uma oficina para produção de hidratante labial, a partir da cera de abelha bruta, manteiga de cacau, óleo de coco e glicerina bidestilada.

“Os diálogos e oficinas têm como o objetivo promover a atenção para o autocuidado das mulheres e do planeta, e aprender a identificar produtos cosméticos maléficos comumente utilizados, tendo em vista que muitos deles possuem produtos químicos poluentes ao meio ambiente e oferecem riscos a saúde do corpo incluindo-se o desequilíbrio hormonal”, ressaltou a educadora ambiental Roseli Barquez.

O intuito das palestras, conforme ressaltou a secretária de Meio Ambiente Angela Meira, é trabalhar o empoderamento feminino. “Tivemos a ideia de fazer um trabalho direcionado as catadoras e agentes de limpeza urbana, porque queremos, cada vez mais, empoderar essas mulheres, para que além da mão de obra, elas sejam a força pensante”, comentou.

As atividades seguirão conforme o cronograma:

07/03 – UVR Geraldo Sálvio de Oliveira – Porto Meira, 9h;

08/03 – UVR Graciela M. B de Oliveira, 9h e UVR Pedro Colombelli Lagoas a 13h30min;

09/03 – UVR – Tereza Signori Campos do Iguaçu, 9h;

10/03 – UVR Custódio Emídio da Silva – Porto Belo 9h e Vital 13h;

13/03 – UVR Manoel da Silva – Jardim das Palmeiras, 9h;

14/03 – UVR Rosana Lemos – Morumbi, 9h.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51626

Fotos: Thiago Dutra/PMFI

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email