Centro da Juventude promover ato pelo fim da violência contra adolesentes indígenas no dia 8 de março

Intervenção na Praça da Bíblia irá alertar a comunidade sobre os casos de abuso sexual de mulheres Yanomamis

No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro da Juventude Jardim Naipi irá promover um ato em solidariedade e defesa de direitos das adolescentes Yanomamis. O evento começa a partir das 19h, na Praça da Bíblia, e terá ainda apresentações culturais realizadas por mulheres.

No último mês, o Ministério dos Direitos Humanos recebeu mais de 30 denúncias de abuso sexual contra mulheres indígenas, principalmente adolescentes, que residiam em comunidades próximas a garimpos ilegais, em Roraima.

De acordo com Rosângela Rocha, coordenadora do CEJU, entre as missões do espaço está a formação social e debate sobre problemas sociais com os adolescentes e jovens que participam das oficinas.

“O nosso trabalho no CEJU é contínuo. A programação do dia 08 de março começa muito antes, com o trabalho de formação para os jovens. Neste ano. estamos estudando toda a problemática que envolve as indígenas Yanomami, para conscientizar e debater temas como colonização, expropriação, garimpo e feminicídio”, disse Rosângela.

O ato irá contar com projeções de vídeos e faixas denunciando a situação das jovens Yanomami. A programação é organizada pelos mediadores do CEJU, em conjunto com os jovens frequentadores do espaço e artistas convidadas.

Trabalho de conscientização

Nos últimos anos, o Centro da Juventude Jardim Naipi adotou o 8 de março como uma data para reivindicações. As intervenções já trataram sobre feminicídio e memória de mulheres vítimas da Covid-19, por meio de rodas de conversa, intervenções públicas, performances e apresentações.

“O CEJU é um agente ativo na formação e luta pelo direito das jovens e promove a data como momento de empoderamento, reflexão por meio de debates, manifestos e intervenções artísticas e culturais. A nossa premissa é de que esse é um dia para luta e não comemoração”, frisou a coordenadora.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51623

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

de novembro, Dia do Hoteleiro!

A indústria hoteleira não apenas atrai turistas, mas também impulsiona o desenvolvimento local, contribuindo para o crescimento de outros setores, como comércio, gastronomia e serviços O Dia do Hoteleiro, celebrado

Ler mais

Jantar Campanha & Serra, degustação de vinhos

Menu degustação elaborado pela Quinta dos Pampas, com certeza ganhou muitas estrelas, começando com uma brusqueta de lombo defumado, que foi harmoniosamente acompanhada por um Cuveé Brut Nature da Vinícola

Ler mais