Atletas, dirigentes de canoagem representando todos os países afiliados, gravam depoimentos incentivando mulheres na busca por igualdade.
A Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) vem hoje, 08 de março, homenagear todas as atletas, líderes e presidentes de associações e federações, pelo Dia Internacional das Mulheres, que têm contribuído para o avanço da canoagem e do esporte em geral.
Cada vez mais, as mulheres têm presença significativa na canoagem, desafiando estereótipos e conquistando medalhas em competições internacionais, e ainda, inspirando outras mulheres a se dedicar ao esporte e buscar a igualdade de oportunidades.
Aproveitando a data especial, a Vice-Presidente da Federação Internacional, Presidente Honorária e Árbitro Internacional, Dra. Cecilia Farias, convidou representantes mulheres do continente americano a se juntarem ao esporte de canoagem. E como forma de homenageá-las, a COPAC gravou diversos testemunhos de mulheres guerreiras, dando voz a elas, neste Dia Internacional da Mulher.
Em depoimento, a atleta da Colômbia Ailis Marianez, disse que através da canoagem conseguiu viajar, conhecer outros países. “O esporte nos proporciona diversas conexões, uma ligação com a natureza, convido todas as mulheres a praticarem canoagem, pois aqui, encontramos mais um estilo de vida e somos capazes para enfrentar qualquer desafio”.
Além das atletas, é importante destacar a presença das mulheres como líderes e presidentes, trabalhando incansavelmente para promover o esporte e aumentar a visibilidade das mulheres na área. “Sou mulher que, como muitas no mundo, passou por duras provas e saiu à frente com determinação, orgulho, trabalho árduo e muita coragem, como todas as atletas, que têm uma base sólida num esporte exigente e duro, não se deixa abalar pelo simples fato de ser mulher”, enfatiza a Presidente da Federação Mexicana de Canoagem, Marta Hernández.
Representando o Canada, a atleta Katie Vicent, disse que a canoagem está cada vez mais, abrindo espaço às mulheres. “Para mim a canoagem e o empoderamento das mulheres representa o quanto o nosso esporte está evoluindo no sentido da igualdade e da inclusão, criando um ambiente esportivo em que homens e mulheres possam competir ao mais alto nível”.
No Brasil, a Luciana Costa, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, salientou que é a primeira vez que uma mulher negra faz parta da gestão. “Sou atleta nordestina há 24 anos, faço parte do grupo de mulheres que vem lutando pela igualdade de gêneros. E hoje, posso dizer que, nós mulheres, podemos estar aonde nós queremos”, pontua.
Neste Dia Internacional das Mulheres, a COPAC se une a todas as mulheres na luta pela igualdade de gênero e pelo direito das mulheres de participar plenamente do esporte. Parabéns a todas as mulheres que fazem a diferença na canoagem e em todo o mundo do esporte. Juntos, podemos continuar a promover a inclusão e a igualdade para todas as pessoas, independentemente do gênero.