O graduando em Psicologia Alexandre Martins, do Centro Universitário Descomplica UniAmérica, em Foz do Iguaçu, foi premiado pelo terceiro ano consecutivo no Festival de Inovação da instituição. O evento reconhece os melhores Projetos Integradores de Extensão. Neste ano, Alexandre recebeu certificado e troféu pelo projeto “Nova NR-1: Saúde Mental como Estratégia para a Gestão Pública”.
“O trabalho buscou identificar os fatores psicossociais de sofrimento dos gestores de saúde pública em Foz do Iguaçu. O SUS é a maior conquista dos brasileiros, e seus profissionais são heróis que salvaram vidas, especialmente na pandemia”, explica Alexandre, que também é mestrando em Saúde Pública em Região de Fronteira na Unioeste.
PREMIAÇÕES
Em 2023, com a enfermeira Camila Fernanda de Souza, Alexandre foi indicado ao Festival pelo projeto “Programa de Psicoeducação Socioemocional”, que estudou a saúde mental de gestores do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, destacando o papel da inteligência emocional na qualidade de vida.
Em 2024, o projeto “CinePsico: a Psicologia no Cinema e sua Influência no Público”, realizado com os colegas Bruno Conrath, Ezequiel Vieira, Meire Morana e Wesley Macedo, exibiu filmes no auditório da universidade, promovendo diálogos sobre saúde mental com adolescentes, idosos e pessoas em recuperação de dependência química.
A premiação mais recente veio da parceria com o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, em que 76 gestores participaram de rodas de conversa. Durante quatro encontros, eles compartilharam dificuldades e desafios que impactam sua saúde mental.
APOIO INSTITUCIONAL
Para alcançar esses resultados, Alexandre agradece ao colegiado e coordenação do curso de Psicologia do Centro Universitário Descomplica UniAmérica, aos servidores públicos da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e aos colegas de projeto. “Minha missão é tornar a gestão em saúde pública mais qualificada e eficaz. Continuarei lutando por isso”, finaliza.





