Mulheres do grupo Saúde de Ouro paticipam de aula de Yoga e palestra sobre saúde coletiva

Atividades integram homenagens para o Dia Internacional da Mulher com as pacientes do distrito Sul

O encontro do grupo Saúde de Ouro desta sexta-feira (10), uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, foi temático, com uma programação especial para o Dia Internacional da Mulher. As participantes foram recebidas pela equipe de saúde do Distrito Sul na UBS Padre Monti, Porto Meira, com um café da manhã e o espaço pronto para uma aula de yoga.

Vera Lúcia, 63 anos, ficou feliz por participar de uma sessão de yoga acompanhada por uma professora. Ela conta que já conhecia a técnica, mas somente se guiando por vídeos na internet.

“Eu sempre tive muita vontade de participar de uma aula assim, presencial e com uma profissional orientando a todo o momento. Fez muita diferença e me senti muito bem. Quero muito que essas aulas continuem, porque são maravilhosas”, disse dona Vera.

As mulheres ainda acompanharam uma palestra sobre temas importantes com a equipe médica do distrito, como a menopausa, climatério e demais assuntos referentes à saúde da mulher.

“O grupo é quase composto apenas por mulheres, então era importante preparar algo especial para essa data. Tratamos de saúde em um conceito amplo, abordando os diversos aspectos de prevenção e conscientização. Prestamos a homenagem, mas seguimos cuidando da saúde de cada uma”, disse Rafaelly Vieira, fisioterapeuta do distrito Sul e uma das idealizadoras do grupo.

Prevenção e cuidados

A gerente da UBS Padre Monti, Rosângela dos Santos, frisa que os grupos estão cumprindo um importante papel na prevenção de doenças e promoção de saúde.

“Desde que as atividades começaram, notamos que essas pacientes estão mais saudáveis e com novos hábitos de vida. A adesão está cada vez maior e para a atenção básica faz muita diferença”, garantiu.

Dona Margarida de Jesus, 76 anos, foi uma das pacientes afetadas positivamente pelas reuniões do grupo Saúde de Ouro. Ela conta que não perde um encontro e sente-se cada vez melhor.

“Quanto mais eu participo, menos eu vou ao médico. A minha saúde é outra, não preciso mais fazer consultas com tanta frequência e o médico não me receita mais tantos remédios. Fico muito bem e quero continuar participando por muitos anos”, deseja Dona Margarida.

Grupos de saúde

Os grupos de saúde são iniciativas criadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde com a intenção de promover ações de saúde aos pacientes. Os participantes se reúnem na Associação de Moradores e Quadra de Esportes do bairro Ouro Verde, região do Porto Meira, e Paróquia da Vila Carimã.

São realizados encontros semanais, oferecendo aulas de ginástica comunitária, pilates, palestras sobre cuidados preventivos, entre outros eventos para promoção da saúde coletiva.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51661

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email