A proposta de realização de acordo de irmanação entre cidades é criar laços culturais, econômicos e mecanismos protocolares nessas áreas também, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os municípios, que podem, a partir disso promover ações e projetos em prol do desenvolvimento econômico, políticas sociais e serviços públicos. Pensando nesse contexto de impulsionar esses setores, um projeto de lei (179/2022), aprovado pela Câmara de Foz, estabeleceu o acordo de irmanação entre Petra, na Jordânia e Foz do Iguaçu. Com a aprovação da matéria pelo Legislativo, o texto aguarda sanção do Prefeito.
De acordo com o projeto, a cidade de Petra, localizada no Sul da Jordânia, a 262 km da Capital Amã, tendo mais de 2.000 anos de fundação, é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno. De forma análoga, Foz do Iguaçu tem uma das 7 maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional, segundo a Associação Norte-Americana. Portanto, a cooperação na área turística também é um caminho viável e interessante para as duas nações.
Com o acordo de irmanação vigente, o Executivo dará ciência ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, solicitando, às autoridades diplomáticas a colaboração para implementação das formalidades que se fizerem necessárias. Além disso, o Executivo poderá manter convênios com instituições interessadas.
Foto:Edgardo W. Oliveira/Flickr
Foto: Edgardo W. Olivera – Flickr