Atividade faz parte do evento “Vadiação Cataratas” que irá promover debates sobre a capoeira e aulas para os interessados

Neste sábado, 18, a partir das 10h, a Avenida Brasil irá abrigar uma grande roda de capoeira com capoeiristas e mestres renomados da modalidade. O grupo irá se reunir em frente a Paraguaçu Automóveis.
A ação integra o evento “Vadiação Cataratas”, que deve reunir cerca de 100 participantes de todo o Brasil e tem o objetivo de promover a união entre os povos da fronteira e realizar debates sobre o passado, presente e futuro da capoeira e o impacto que ela pode ter na vida de crianças e jovens.
No Ginásio Sebastião Flor, às 15h30, os mestres irão realizar um aulão de capoeira para os interessados em jogar e aprender mais sobre a história da representação cultural que mistura dança, luta, música e diversão. Às 18h, o encerramento terá uma nova roda de capoeira.
A organização é realizada pela Companhia Paranaense de Capoeira e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. “Vamos brincar, aprender e mostrar que a capoeira pode ser para todos que quiserem participar conosco. Faz muito tempo que Foz não tem um evento como esse, com tantos mestres e pessoas que só agregam ao mundo da capoeira, com energia, axé e musicalidade”, ressalta o mestre Ary de Souza, organizador do evento.
Força da capoeira
O mestre Ary de Souza frisa ainda que o evento é organizado em conjunto com outros parceiros, baseado na união de toda a história da capoeira em Foz, como a presença do mestre Bené, que ensinou a arte para muitos alunos da cidade, como o próprio Ary e o Mestre Mestrinho, também com uma carreira reconhecida em todo o Brasil.
“Juntos somos sempre mais fortes e chegamos longe. Hoje ensinamos a capoeira nas escolas e por isso é muito importante que elas vejam uma grande roda com os velhos mestres, pois isso traz ainda mais respeito e apoio ao trabalho”.