Câmara atende categoria e rejeita os vetos do prefeito aos projetos do táxi e turismo

Com a casa repleta de representantes das categorias do turismo e do táxi, a Câmara de Foz rejeitou, na sessão ordinária desta quinta-feira 13 de fevereiro, os vetos do prefeito aos projetos que envolvem as classes. Com a rejeição dos vetos, eles serão enviados ao prefeito para que promulgue e passem a valer como Lei municipal.

O vereador Bosco Foz (PL) afirmou: “operadores do turismo, motoristas, são classes que merecem nosso respeito. Atraímos o mundo para Foz e quem recebe esse povo? São os taxistas e trabalhadores do turismo. O setor é o principal responsável por movimentar a economia do município. Por isso nós vereadores estamos aqui para demonstrar, na prática, que estamos com eles.

O PL 124/2024, que teve o veto do prefeito rejeitado por unanimidade, abre a possibilidade dos profissionais utilizarem o veículo para uso pessoal enquanto não estiverem prestando serviço. A vereadora Anice Gazzaoui (PP), autora de um dos projetos, e que realizou diversas reuniões ouvindo a categoria sobre as demandas em 2024, disse: “Falo aqui dos projetos: PL 124/2024, que é de minha autoria, eu trouxe pra cá, a pedido da Central Táxi. Para nós foi muito importante a recuada desses vetos porque eles prejudicavam muito o turismo. O projeto de lei 124, de minha autoria, e o PLC 19/2024 foram muito bem estudados e discutidos. Os dois projetos são importantes para a nossa sociedade. Os profissionais do turismo e os taxistas merecem esse respeito e é por isso que nós derrubamos os vetos aos projetos”.

Moreno Machado, do setor turístico, enfatizou: “o turismo precisa ser visto como amigo de todos, da Câmara, do prefeito. A gente tem sofrido com Argentinos pegando passageiros em nossos hotéis. No Brasil não está sendo fiscalizado. Acho que o turismo hoje foi privilegiado, temos vereadores do nosso lado”.

Outro projeto que também teve veto rejeitado por unanimidade na Câmara, foi o PLC 19/2024 que dá permissão aos taxistas permissionários de conduzirem qualquer veículo vinculado a uma permissão de táxi, desde que possuam a credencial válida. Acerca disso o presidente do Coopertaxi, Anderson Oliveira, declarou: “Essa luta começou em meados de 2024, com a demanda do PLC 19/2024, que libera os permissionários a dirigir qualquer táxi, ao invés de apenas o próprio. Era uma demanda necessária para a categoria e havia sido aprovada por unanimidade ano passado. No começo do ano fomos pegos de surpresa com o veto do Prefeito. Ficamos muito satisfeitos com a derrubada desse veto, pois isso vai agregar muito à nossa categoria”. Outro projeto que teve veto rejeitado é o PL 110 da isenção da taxa de vistoria para automóvel zero quilômetro no ano de sua aquisição.

A vereadora Yasmin Hachem (PV), acrescentou: “Lei boa, importante e eficiente é construída no consenso de quem é afetado na pele. Isso é política pública”. A vereadora Valentina Rocha (PT) também pontuou: “Vamos valorizar quem vive na pele todos os dias o desafio de trabalhar com turismo em Foz. A Casa precisa continuar baseada no direito do povo”.

O vereador Soldado Fruet defendeu: “falar da derrubada do veto é uma questão de honra pra mim. Tenho familiares que trabalham com taxis, com turismo. Parabenizo o presidente Debrito por entender a importância desse tema e permitido acelerar o processo e com isso, pudéssemos votar hoje.

https://x.gd/SA9kI

Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz
[17/2 13:25] +55 45 9930-5617: Luciano Lourenço é o novo Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu

A honraria foi proposta pelo vereador Cabo Cassol (PL)

A Câmara Municipal realizou a solenidade de entrega do Título de Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu ao Engenheiro Civil, Luciano Lourenço, nesta segunda-feira (17). A honraria foi proposta pelo vereador Cabo Cassol (PL), em reconhecimento pelos serviços como Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A congratulação foi aprovada no dia 7 de novembro de 2024. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito.

Natural de Foz e filho de barrageiro, Luciano é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Gestão e Normatização de Trânsito e Transportes; Gestão Pública; Desapropriação; Avaliações e Perícias Judiciais; e mestrando em Transportes pela UnB. É servidor público federal, da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O vereador propositor, Cabo Cassol (PL), fez seus agradecimentos pelo exímio trabalho que Luciano fez pelo desenvolvimento do Paraná, “A infraestrutura do nosso estado tem um papel muito importante para o desenvolvimento da nossa nação. E o que Luciano, iguaçuense, fez por Foz do Iguaçu é um exemplo, no setor de transporte”, ressaltou.

Em seguida o superintendente da União dos Vereadores no Paraná, João Morales, também agradeceu Luciano pelo orgulho como ele representa o município. “Este homem é uma águia, que voa Brasil afora. É alguém que sai da sua cidade e busca trilhar o seu caminho, e com certeza, leva a marca de Foz em todos os seus atos e ações”, agradeceu.

Aline Maicrovicz, diretora e superintende do Foztrans, falou representando o Governo do Município. “Sob sua liderança, vimos um avanço significativo da cidade, gerando um desenvolvimento no escoamento de produtos através do trânsito local.”

A solenidade contou com as músicas, Sampa, de Caetano Veloso e Have You Ever Seen The Rain, de Creedence Clearwater Revival, tocadas pela banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado sob a regência do segundo-tenente, Claudio Araujo.

A sessão também teve a presença de autoridades do município e vereadores: delegada da PRF, Luiza Lux; Presidente do Sindifoz, Celso Calegario; Diretora do Sest/Senat, Vanderleia Pietrovski; Edson Leonel, Comandante do Corpo de Bombeiros de Foz; vereadora, Marcia Bachixte (MDB); vereador, Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos); vereador Bosco Foz (PL) e o vereador Sidnei Prestes (Mobiliza).

Matéria Completa: https://x.gd/0AwKt

Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1IPd_x0HzL0

Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email