A partir de 2 de outubro, pista de 2.705 metros estará liberada para operações, consolidando Foz do Iguaçu como polo estratégico para o turismo e os negócios na Tríplice Fronteira.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu vive um momento histórico. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou a homologação oficial da pista principal do terminal, ampliada para 2.705 metros de comprimento por 45 de largura. A nova configuração passa a valer oficialmente a partir de 2 de outubro, conforme consta na Publicação de Informações Aeronáuticas (AIP), autorizando pousos e decolagens com segurança plena.
A homologação encerra um processo iniciado em 2021, quando foi concluída a obra de ampliação da pista, e marca a coroação de um sonho acalentado há anos pela região. A partir de agora, o novo comprimento será considerado em todos os planos de voo, cálculos de performance e manuais operacionais das companhias aéreas.
O deputado federal Vermelho, principal articulador do projeto de ampliação da pista do aeroporto, celebrou a conquista: “É a coroação de um sonho de muitos anos, que começou com a ampliação, modernização e repaginação completa do nosso aeroporto. Foram investidos mais de R$ 500 milhões para transformar Foz em um dos destinos mais competitivos do país”, destacou.
Com a homologação, o Aeroporto da Terra das Cataratas ganha mais segurança e passa a ter condições de receber aeronaves de maior porte, com mais passageiros e carga. A nova pista também amplia a autonomia das operações, permitindo voos de maior alcance sem restrições. Isso abre caminho para novas rotas nacionais e internacionais, incluindo destinos na América Latina, Caribe e até nos Estados Unidos.
O parlamentar afirma que a homologação fortalece a logística, amplia a capacidade de negócios e consolida Foz do Iguaçu como ponto estratégico na região da Tríplice Fronteira: “Este aeroporto é um ponto estratégico de conexão para mais de 100 municípios da região, além de ser a porta de entrada de milhares de turistas nacionais e estrangeiros que visitam as Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade. Temos o potencial de transformar o terminal em um dos mais modernos e eficientes do Sul do país”.
INVESTIMENTOS
Nos últimos anos, uma série de melhorias estruturais foi implementada, tornando o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu um dos mais modernos do país, com investimentos da Concessionaria CCR, Itaipu Binacional e Infraero:
- Ampliação de 5 mil m² no terminal de passageiros;
- Nova área de check-in, com mais de 30 balcões;
- Esteira de bagagens automatizada;
- Sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves;
- Ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m²;
- Três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as mais utilizadas na aviação comercial.





