Foz do Iguaçu ganha espaço em evento com mais de 200 mil pessoas em Madrid, na Espanha

Mercado espanhol é hoje o terceiro maior emissor europeu de turistas a Foz do Iguaçu

A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) participou, em conjunto com o Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Estado, da Feira Internacional do Turismo (Fitur 2026) e do “Meeting Isso é Paraná”, ambos realizados na última semana de janeiro em Madrid, na Espanha. Bem como esteve presente no estande da Embratur, divulgando a cidade, durante o evento.

A Fitur 2026 teve aproximadamente 255 mil participantes de 156 países, entre público geral e profissionais do trade. Pela SMTU, participaram o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, a chefe de divisão de Ações Promocionais, Célia Regina, e a servidora pública, Jandira Cordeiro.

Posicionamento

De acordo com o secretário Jin Petrycoski, a participação em Madrid foi estratégica para o posicionamento internacional do destino. “Estar presente em um evento do porte da Fitur é fundamental para fortalecer a imagem de Foz do Iguaçu no mercado europeu. Tivemos a oportunidade de apresentar o potencial da cidade e ampliar o diálogo com operadores internacionais, o que impacta posteriormente a vinda de mais turistas para Foz”, explica.

Atualmente, a Espanha é o 4º maior emissor de turistas estrangeiros ao Paraná, com mais de 120,9 mil visitantes registrados no estado desde 2018. Em Foz do Iguaçu, esse número também é expressivo, já que em 2025, a cidade recebeu 29.682 turistas espanhóis, o que colocou o país como o 3º maior emissor europeu.

A chefe da Divisão de Ações Promocionais da Secretaria de Turismo, Célia Regina, também reforça a importância da iniciativa. “As agendas realizadas em Madrid permitiram identificar oportunidades e alinhar Foz do Iguaçu às tendências do mercado internacional. O estado do Paraná estar presente em uma feira de tamanha importância, amplia o alcance das nossa capacidade promocional e vai fortalecer ainda mais o posicionamento do destino Iguaçu”, ressalta.

Ação estratégica

Durante o evento, a comitiva da SMTU participou de agendas e negociações com operadoras, agentes de viagem do mercado B2C e B2B e demais representantes do trade internacional. Além de realizar mais de 100 atendimentos com profissionais do trade europeu e da América Latina, que procuraram os representantes do destino para dialogar sobre oportunidades de comercialização, parcerias estratégicas e a inclusão de Foz do Iguaçu em novos roteiros turísticos.

A participação da SMTU na Fitur 2026, em Madrid, integra a estratégia de internacionalização do turismo de Foz do Iguaçu, com foco na ampliação de mercados, fortalecimento de parcerias institucionais e aumento do fluxo de visitantes estrangeiros. No ano passado, a Secretaria esteve presente em 48 feiras, sendo 14 delas fora do Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email